"O Alfa Romeo Milano não é mais válido: aqui está o Junior". Esta é a mudança de nome que a fabricante anunciou hoje, em resposta ao ministro italiano Adolfo Urso - responsável pelo Comércio e pelo Made in Italy - que acusou o Grupo Stellantis de enganar os motoristas ao dar o nome de uma cidade italiana a um carro produzido na Polônia.
A marca anuncia assim o rebranding do carro, menos de uma semana após sua apresentação:
"Com o objetivo de promover um clima de serenidade", a partir de agora a nova criação será chamada de "Alfa Romeo Junior".
Em suma, mal nasceu, o novo SUV já entrou em sua segunda vida. Mas vamos rebobinar a fita para entender melhor o que aconteceu.
Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polônia. Isso é proibido pela lei italiana, que definiu a Sonoridade Italiana em 2003 e afirma que não se deve dar indicações que enganem o consumidor. "Seriam indicações falaciosas explicitamente ligadas a indicações geográficas", foi a crítica do ministro, dita no dia seguinte à apresentação. É uma lei aplicada frequentemente em comidas, como queijos.
Em um contexto de relações difíceis entre o governo e a Stellantis, a administração da Alfa Romeo decidiu não comentar imediatamente as declarações, avaliando cuidadosamente uma reação que terá implicações não apenas comerciais, mas também políticas.
Essas são as palavras de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, falando em uma coletiva de imprensa:
"Embora acreditemos que o nome Milano respeite a lei, e tendo em vista o fato de que há questões muito mais atuais do que o nome de um carro, como equipe da Alfa Romeo, estamos mudando o nome de Milano para Junior."
Uma decisão (espontânea) que vem depois de meses de controvérsia entre a Stellantis e o governo italiano, com o primeiro pedindo mais incentivos e o segundo pedindo um compromisso de produzir mais na Itália, para chegar a 1 milhão de veículos por ano.
Portanto, é provável que a escolha seja também, e acima de tudo, o resultado de um desejo de evitar uma ruptura total. Urso comemorou a mudança do nome, afirmando que "acho que são boas notícias", segundo agências de notícias locais.
A apresentação do antigo Alfa Romeo Milano
O antigo Alfa Romeo Milano (atrás)
Imparato e sua equipe, no entanto, desejam enfatizar quatro pontos:
"O nome Milano foi escolhido como uma homenagem à cidade onde tudo se originou em 1910", acrescenta Imparato. Mas, mesmo com o Junior, a homenagem ao passado da empresa permanece, lembra ele:
"Em 26 de setembro de 1966, o GT 1300 Junior foi apresentado em Blocco, que, renunciando ao nome Giulia, foi o progenitor de uma nova geração de Alfa Romeos. O Junior também seria identificado com as versões similares da linha Spider.
A principal noviudade mecânica foi a adoção do motor de 1290 cc com duplo eixo de comando que - graças à fonte de alimentação única e a um novo sincronismo de ignição - fornecia 89 cv, para uma velocidade máxima de mais de 170 km/h, apenas um pouco menor do que a do 1600 e capaz de garantir desempenho de alto nível e prazer de dirigir. A carroceria também foi atualizada com um acabamento dedicado e mais jovial.
Com quase 92.000 unidades vendidas, o GT 1300 Junior tornou-se o campeão absoluto de vendas da linha e um verdadeiro símbolo de status da época.
E agora o ex-Milano retoma seu legado.
Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior, 1968 (frente)
Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior, 1968 (traseira)
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