Desde o anúncio do início de suas operações no Brasil, a GWM sempre deixou claro seu interesse de trazer também a marca Tank ao Brasil. Enquanto a linha Haval foca em SUVs mais voltados ao uso urbano, os modelos Tank são maiores, mais quadrados e robustos. O sucesso dos Haval H6 fez a GWM os priorizar para a produção nacional, mas a Tank deve começar a chegar por aqui mesmo que importada.
Agora, Renato Maia, nosso colega do Falando de Carro, publicou um flagra que mostra uma unidade do Tank 300 sendo desembarcado em um porto no Brasil, junto a algumas Ferrari Purosangue - as primeiras a chegar em nosso país também. Como se trata de um carro apenas, o modelo pode ter chegado para início de homologação ou para uso interno pela própria GWM, que já possui um Tank 300 por aqui para este fim.
A proposta da Tank como marca é oferecer produtos mais alinhados com as propostas de empresas como Jeep e Land Rover. Seus modelos trazem visual mais característico e maior capacidade no fora-de-estrada, mas mantendo um interior luxuoso. Na China, o Tank 300 flagrado aqui é equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina com 227 cv de potência e 39 kgfm de torque, câmbio automático de 8 velocidades e tração 4x4.
Nas medidas, o GWM Tank 300 tem 4,76 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha é de 2.155 kg, enquanto o porta-malas tem 400 litros. Por dentro, o SUV tem acabamento luxuoso, incluindo um relógio analógico ao centro do painel entre as saídas de ar-condicionado. O painel de instrumentos é digital e o carro oferece uma série de câmeras projetadas na multimídia para facilitar o uso nas trilhas.
No entanto, o Tank 300 ainda não foi confirmado para o Brasil pela GWM. Porém, nossas fontes adiantam que a submarca pode estrear no Brasil ainda em 2024, chegando importado. A GWM sempre afirmou que o utilitário seria um modelo novo, e que não havia sido apresentado na China, mesmo caso da picape Poer. Tanto a caminhonete quanto o SUV terão motorizações híbridas, mas a ideia era que estreasse a versão flex do motor, o que deve ficar para um dos carros da linha Haval.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM iniciará produção no Brasil em maio de 2025 e terá Haval H6 flex
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
GWM inicia contratações para fábrica no Brasil e confirma produção em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
GWM adia planos de híbridos flex para 2026
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Comparativo GWM Haval H6 vs. BYD Song Plus: qual seu chinês favorito?