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Novo Duster 'pé de boi' tem rodas de ferro e usa tampão na multimídia

Variante de entrada Essential já está à venda na Europa e custa o equivalente a R$ 107.000

Novo Dacia Duster Essential

Apesar de ter sido revelado na apresentação oficial apenas na versões topo de linha Journey e Extreme, o Dacia Duster de nova geração também terá portfólio composto por variantes básicas do tipo 'pé de boi'. É o caso da configuração de entrada Essential, que acaba de ser colocada à venda em mercados da Europa. Custa a partir de 19.690 euros (cerca de R$ 107.000) e chama atenção peça simplicidade do design.

Por fora, o Duster Essential dispensa elementos decorativos na carroceria e praticamente todas as superfícies plásticas são pretas. Não há detalhes em cinza, cromados ou retrovisores em tom de cobre, como no modelo Extreme. Além disso, foram retiradas as luzes de neblina e os faróis são ligeiramente mais simples (embora ainda em LED).

Novo Dacia Duster Essential

Nas laterais, as rodas são de 16 polegadas, confeccionadas de ferro e pintadas de preto - bem diferente do conjunto de liga-leve de 17 polegadas diamantado dos modelos mais caros. O cliente que desejar rodas mais chamativas terá de optar pelas versões superiores, já que o Duster Essential não oferece opcionais.

Por dentro, o contraste entre as versões é bem mais acentuado. Não há tela digital no quadro de instrumentos, sendo adotado o tradicional esquema analógico com ponteiros. Também não existe central multimídia e, no espaço reservado para a tela, a Dacia adicionou um suporte para celular que mais parece um tampão plástico. Com isso, a conectividade fica por conta do próprio cliente, que terá de usar o smartphone para abrir aplicativos de música ou mapas, por exemplo. Além disso, não há apoio de braço para o motorista ou vidros elétricos traseiros.

Novo Dacia Duster Essential

Apesar do visual espartano, o Duster Essential sai de fábrica bem equipado. A lista de itens de série inclui piloto automático com reconhecimento de sinalização, assistência de manutenção de faixa, sensor de ré e até partida automática. Completam a lista acendimento automático dos faróis, sensor de pressão dos pneus, frenagem de emergência, 6 airbags, controle de estabilidade, assistência de subida em arranques, entre outros.

Sob o capô, a versão tem motor 1.0 turbo com 100 cv de potência e câmbio manual associado. As configurações mais caras têm propulsor 1.2 turbo de 130 cv ou 1.6 com sistema híbrido com 140 cv. 

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