No último dia 4 de março, a BMW deu início ao período de pré-venda para a nova R 1300 GS, que já está sendo fabricada no Brasil. Com isso, veio o anúncio das 5 versões que serão comercializadas em nosso mercado, com preços partindo de R$ 99.900. Agora, a montadora informou que o primeiro lote de 500 unidades já esgotou.
Por conta do sucesso dessa primeira fase de reservas, a BMW Motorrad do Brasil anunciou a abertura de um segundo lote de pré-venda para a nova R 1300 GS, com 500 unidades adicionais. A reserva é feita por meio do Mercado Livre, onde os interessados pagam R$ 10.000 como sinal para a moto. A marca também está oferecendo a reserva do conjunto de malas por R$ 1.000 adicionais, mas seu preço total é de R$ 14.999,99. As 5 configurações são BMW R 1300 GS (R$ 99.900); R 1300 GS Plus (R$ 118.900), R 1300 GS Trophy (R$ 118.900), Triple Black (R$ 118.900) e Option 719 (R$ 126.900).
Ente os itens de série, a R 1300 GS traz sempre aquecedor de manoplas; assistente de partida em subida; ABS; compartimento com conector USB para carregamento de smartphones; controle de tração; controle de velocidade de cruzeiro; controle dinâmico de frenagem; controle dinâmico do freio motor; luzes de condução diurna (DRL); monitoramento de pressão dos pneus; painel TFT com conectividade ao aplicativo BMW Motorrad Connected; protetores de mãos integrados com piscas em LED; chave presencial; cavalete central; sete modos de pilotagem pro; e farol de LED inteligente.
Ao todo, são oferecidos sete modos de pilotagem, conforme as preferências individuais: os modos de pilotagem “Rain” e “Road” permitem adaptar-se à maioria das condições da estrada; o modo “Eco” possibilita atingir autonomia máxima com um único tanque de combustível; e o modo adicional “Enduro” permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização off-road. Os modos de pilotagem PRO também estarão presentes (Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO).
Outra novidade é o Sistema de Suspensão Eletrônica (DSA), que alia o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga.
A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Ela utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
A BMW R 1300 GS 2024 mede 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável e modo esportivo. Assim, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, mas a BMW não declarou o peso em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil