Depois de confirmar a produção local, a BMW Motorrad do Brasil anunciou oficialmente o início da produção da nova R 1300 GS em Manaus (AM). A montagem começou em 16 de fevereiro e, com isso, o lançamento da grande aventureira - e moto mais vendida da marca por aqui, não deve demorar para acontecer.
Outra informação confirmada pela BMW é que a nova R 1300 GS nacional contará com 5 opções de acabamento no mercado brasileiro. São elas R 1300 GS, R 1300 GS Plus, R 1300 GS Trophy, R 1300 GS Triple Black e R 1300 GS Option 719. As BMW R 1300 GS e BMW R 1300 GS Plus estão disponíveis na cor Light White. Já a GS Trophy vem com a cor Racing Blue Metallic. Por sua vez, a versão Triple Black vem com a combinação de tons de preto, enquanto a Option 719 “Tramuntana” com a cor Aurelius Green Metallic.
A BMW Motorrad Brasil anunciou os planos de lançar sete modelos novos até 2025, todos produzidos na planta Manaus. Três deles já estão disponíveis (a roadster F 900 R, a esportiva S 1000 RR e a scooter C 400 X). A nova BMW R 1300 GS é o quarto lançamento e mais três modelos reforçarão o portfólio até o próximo ano. Conforme o Motor1.com Brasil adiantou, dois dos lançamentos restantes devem ser a nova F 900 GS e a inédita (no mercado brasileiro) R 12.
A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Ela utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
A BMW R 1300 GS 2024 mede 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável e modo esportivo. Assim, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, mas a BMW não declarou o peso em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Até agora, você certamente notou o novo farol de LED em forma de "X" compacto. Outros recursos padrão incluem quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.
Protetores de mão com piscas integrados também vêm de série. A BMW R 1300 GS 2024 vem equipada ainda com uma bateria de íon de lítio de fábrica, bem como funcionalidade de proteção de bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected.
O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outras motos da marca, continua na R 1300 GS, e os condutores ainda podem fazer uso de um painel TFT colorido de 6,5". Além disso, um compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas completam a lista de itens de série.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil