A Toyota acaba de registrar nos Estados Unidos solução curiosa para aplicação em caçambas de picapes. A patente foi requerida junto aos órgãos norte-americanos sob o número US 11.858.408 B1 e basicamente consiste em um colchão de ar preso na parte inferior da base da área de carga. A ideia é que o mecanismo funcione como suporte para evitar que itens em transporte se movam durante o trajeto.
Conforme descrito no pedido de patente, as bolsas de ar são fixadas na parte inferior da caçamba e o ar para inflá-las é fornecido por um compressor instalado entre as paredes interna e externa. Uma vez inflados, os colchões ocupam espaço suficiente para evitar que os objetos em transporte se movam ou fiquem soltos. O foco são picapes, mas a Toyota observa que o sistema também pode servir para veículos com áreas de carga grandes, como SUVs.
A descrição da patente diz ainda que o sistema pode ser conectado à central eletrônica do veículo e que a pressão pode ser monitorada em tempo real para evitar qualquer incidente. Em outras palavras, parece uma nova maneira de evitar que objetos em transporte fiquem escorregando de um lado para o outro da caçamba. A Toyota usa especificamente o termo “colchão de ar” na descrição da patente.
Além disso, o sistema é referenciado como sendo utilizado para acampar, seja no solo ou na carroceria da própria picape. Se for colocado em produção, o sistema provavelmente será complementado com cintas de amarração. Outra função seria usar o próprio colchão para amarrar a carga, mas neste caso a Toyota afirma que “são necessários outros estabilizadores de carga para aplicação em outras funções”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida