Sempre quando falamos sobre a adoção de carros elétricos, o termo “transição” acaba sendo utilizado. É um processo e, para alguns mercados, ir direto para um veículo 100% elétrico é mais difícil, seja por condições do país quanto por resistência dos clientes. No caso dos EUA, muitos consumidores ainda são contra os elétricos e, para os concessionários, a Chevrolet está perdendo a chance de conquistar essas pessoas.
Por isso, estão pressionando a empresa para lançar carros híbridos o quanto antes. De acordo com o Wall Street Journal, concessionários que fazem parte dos comitês consultivos da General Motors estão pressionando a fabricante a rever sua estratégia de eletrificação e revisar o posicionamento de não ter híbridos, somente carros elétricos. O argumento dos lojistas é que isso serviria como um meio termo para quem ainda não está pronto para um elétrico, mas que poderia adotar um nível menor de eletrificação por conta da economia de combustível.
A publicação conversou com diversos concessionários, que argumentaram que os híbridos, tanto convencionais quanto plug-in, esntão vendendo rápido, citando modelos como Ford Maverick, Kia Sportage, Jeep Wrangler e Grand Cherokee, todos com um sistema eletrificado mais simples. Ainda há o caso da Toyota, que vendeu mais de 657 mil híbridos nos EUA em 2023, o que foi quase 30% de seus emplacamentos no país.
Outro ponto que ajuda o argumento dos concessionários é o fato de que a Chevrolet tem tido problemas com seus elétricos. O Bolt saiu de linha, apesar de venderem razoavelmente bem e terem um bom preço de entrada por lá. Os Blazer EV e Equinox EV sofreram atrasos e só agora o Blazer EV começou a ser entregue aos clientes, sendo que muitos estão criticando os problemas de software do veículo. A Silverado EV e a GMC Sierra EV deveriam ter um aumento na produção este ano, o que foi adiado para 2025.
Apesar de ter se mostrado resistente aos híbridos, Mary Barra, CEO da GM, disse recentemente que não descarta ter híbridos nos Estados Unidos e destacou que usa a tecnologia na China. “Ainda acredito no objetivo, que você deseja migrar para veículos elétricos o mais rápido possível”, disse ela. “Mas temos a tecnologia e continuaremos a observar onde está o mercado.”
A oferta de híbridos da GM na China não é tão grande. A Chevrolet conta somente com um sistema híbrido-leve em alguns modelos como Monza e prepara-se para ter um híbrido plug-in com o lançamento do novo Equinox, previsto para o final do ano por lá. Por outro lado, a Buick vende o sedã Velite 6 com uma tecnologia PHEV, além de uma variante elétrica com extensor de alcance (basicamente um motor a combustão usado como gerador para as baterias).
Esta mudança de planos da Chevrolet para oferecer carros híbridos é esperada também no Brasil, para atender as demandas de emissões e ruídos do Proconve L8, cujas regras passarão a valer em 2025. No entanto, quando anunciou o investimento de R$ 7 bilhões no mercado brasileiro, a empresa não deu qualquer detalhe sobre o que pretende fazer além de renovar a linha toda, o que frustrou concessionários locais, como revela o site Autoindústria.
Fonte: Wall Street Journal
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