Renault Kwid não terá nova geração tão cedo e vai sobreviver com atualizações
Compacto terá lista de equipamentos incrementada, mas sem planos no curto prazo para trocar de linhagem
Anunciado há poucos dias, o programa estratégico de renovação da linha Renault na Índia não contemplou planos significativos para o futuro do compacto Kwid. Embora tenha confirmado o lançamento de novas gerações para os modelos Triber e Kiger, baseados na mesma plataforma, a marca francesa deixou de fora qualquer possibilidade de troca de linhagem do pequeno hatchback no curto prazo.
Em entrevista concedida à revista Autocar, o chefão da Renault na Índia, Venkatram Mamillapalle, disse que a empresa manterá o Kwid em oferta o máximo de tempo possível na atual geração. “Vamos manter esse modelo por um bom período de tempo pois queremos oferecer aos clientes uma opção para escolha e um bom preço", justificou.
Renault Kwid Intense 2023
Para seguir competitivo diante dos rivais, especialmente modelos da Suzuki-Maruti como Alto e S-Presso, o Kwid ganhará mais equipamentos e ficará mais seguro. Segundo a Renault, a linha 2024 do modelo será lançada dentro de seis meses com a oferta de 6 airbags de série em todas as versões. "Precisamos atualizar continuamente o Kwid para mantê-lo funcionando", explicou a empresa, já que não haverá troca de geração.
A Índia, vale lembrar, foi o berço de desenvolvimento do Kwid e, sem nova geração por lá, certamente também não teremos no Brasil. Ainda assim, a Renault explica que a ideia de uma nova linhagem não está totalmente descartada, apenas não acontecerá no curto prazo. “Isso não significa que não faremos, mas no momento não temos planos de trazer a nova geração", disse Mamillapalle. “Vamos mantê-lo vivo enquanto os regulamentos permitirem".
Kwid Urban Night Edition lançado recentemente na Índia
Atualmente, o Kwid vende no mercado indiano cerca de 890 unidades mensais e se destaca por ser o mais barato do segmento com tela multimídia e câmbio automatizado. No Brasil, o compacto vendeu em 2023 cerca de 63.317 unidades, sendo 8.104 só em dezembro.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault Kwid sobe de preço e Fiat Mobi vira carro mais barato do Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025