No Brasil, as peruas perderam espaço para os SUVs. Em outros mercados, principalmente europeus, elas ainda vivem em diversas marcas, modelos e versões, inclusive esportivas. E aqui estão as peruas esportivas disponíveis no mundo - e ainda vem mais, com a nova BMW M5 Touring, nova Mercedes-AMG Classe E e a nova VW Golf Variant R reestilizada.
Da lista, algumas estão ou ao menos já passaram pelo Brasil. Outras, estão em outras versões e, na maioria, não chegarão tão cedo, para a nossa infelicidade. Ainda há quem importe de forma independente e, concordemos, é uma boa forma de se gastar dinheiro. No fim das contas, salvem as peruas da ditadura dos SUVs!
Essa já passou pelo Brasil em diversas gerações. A Audi RS 4 Avant ainda está disponível na Europa com o seu V6 2.9 biturbo de 450 cv e 61,2 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração integral quattro. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
A irmã maior ainda é vendida no Brasil. A Audi RS 6 Avant usa um V8 4.0 biturbo de 600 cv e 81,6 kgfm de torque, mas ainda este ano teremos a versão Performance, ainda mais extrema, com turbos maiores e nova programação. São 630 cv e 86,7 kgfm de torque e, com isso, a perua chega aos 100 km/h em 3,4 segundos ou a 200 km/h em 11,7 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h. O conjunto ainda recebe um sistema híbrido-leve de 48 volts, que pode desligar o V8 entre 55 e 160 km/h em velocidade constante.
Os alemães levam a sério suas peruas esportivas. A BMW apresentou a M3 Touring com 510 cv e 66,3 kgfm no 3.0 biturbo, 6-cilindros em linha. A perua está disponível na Alemanha apenas com tração xDrive, integral automática, com câmbio automático de 8 marchas. Pena que não está disponível no Brasil por certa teimosia da BMW local...
Antes uma versão da Seat, marca espanhola do Grupo VW, a Cupra se tornou uma marca em 2018. Com foco em modelos mais esportivos, tem a Leon Sportstourer VZ, uma perua híbrida plug-in com totais 245 cv no conjunto composto pelo motor 1.4 turbo e um motor elétrico na transmissão - semelhante ao que tivemos no VW Golf GTE por aqui.
A versão perua do Mercedes-AMG CLA é um dos carros mais bonitos da lista. Como o CLA, sua perua assinada pela AMG tem os mesmos motores, sempre 2.0 turbo, com 306 cv na versão 35 e a grande estrela, 421 cv na 45S, um dos mais potentes motores 4-cilindros do mundo. Este, chega aos 100 km/h em 4,1 segundos, com máxima de 270 km/h.
Ainda em 2024, a Mercedes-AMG trará a nova geração do Classe C assinado pela divisão. A perua não virá, infelizmente, mas compartilha a mecânica com o sedã. Como na CLA Shooting Brake, são duas versões: a C 43, com 2.0 turbo de 408 cv e 0 a 100 km/h em 4,7 segundos; e a C 63 S, com o polêmico conjunto híbrido plug-in de 680 cv em conjunto, o substituto do belo V8 biturbo. Vai aos 100 km/h em 3,4 segundos.
Outra perua híbrida que se aproveita da eletrificação para ficar mais potente. A Peugeot 508 SW Peugeot Sport Engineered, ou PSE, tem motor 1.6 turbo mais o sistema plug-in para chegar aos 360 cv e 53 kgfm de torque, o que permite inclusive uma autonomia elétrica de 52 km. Suspensão, direção, freios e o visual são assinados pela divisão esportiva, condizentes com os 5,2 segundos para chegar aos 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima.
A Porsche tirou de linha a perua do Panamera quando trouxe a última atualização visual. Da marca alemã, sobra a Taycan Sport Turismo, perua do elétrico Taycan. No Brasil, a temos na opção Cross Turismo, aventureira, mas outros mercados recebem a Sport Turismo inclusive na versão Turbo S, de 625 cv e 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. No total, são cinco versões disponíveis.
Uma senhora perua de 4,87 m de comprimento, a VW Arteon Variant R usa o motor 2.0 turbo e chega aos 320 cv. Ainda não chegou na era da eletrificação, mas mesmo assim faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com máxima de 250 km/h limitados eletronicamente. O sistema de tração integral tem como principal componente o câmbio DSG de 7 marchas e, para fechar o pacote, um porta-malas de 590 litros.
Já tivemos a perua Volvo V60 no Brasil, mas não chegou a ser híbrida. O sedã S60 durou mais, inclusive com o conjunto Polestar Engineered. A V60 Polestar Engineered é híbrida plug-in, com 455 cv, e recebe freios Brembo, rodas de 19" forjadas e suspensão regulável da Öhlins, pacote que muda o comportamento da perua.
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