Porsche é forçada a eliminar o Macan a gasolina na União Europeia
Mas ele continuará nos outros mercados ao redor do mundo
Normalmente, são as regulamentações de emissões mais rígidas que levam ao fim de um carro na União Europeia. No entanto, este não é o motivo pelo qual o Porsche Macan movido a gasolina está prestes a receber o proverbial machado na UE. Por não ser capaz de atender às futuras regulamentações de segurança cibernética, a Porsche não tem outra maneira a não ser desistir da versão a combustão de seu menor SUV.
Um porta-voz da empresa disse à Automotive News Europe que as vendas do Macan chegarão ao fim nos países da União Europeia no 2º trimestre de 2024. Quando a Porsche estava desenvolvendo essa geração do crossover, esses regulamentos ainda não haviam sido finalizados. De acordo com o porta-voz, atualizar o veículo para atender aos novos requisitos seria muito caro. Entramos em contato com a Porsche para saber mais sobre a decisão.
Porsche Macan GTS 2021 - Avaliação
Quanto aos mercados que estão prestes a perder o Macan a combustão, a UE compreende os seguintes 27 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República de Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia. Antes eram 28, mas o Reino Unido deixou oficialmente a UE em 31 de janeiro de 2020.
É um grande golpe para a Porsche, considerando que o Macan foi, de longe, seu produto mais vendido até outubro. Nos primeiros 10 meses do ano, quase 20.000 unidades foram vendidas na Europa, com base nos números coletados pela empresa de pesquisa Dataforce. Isto é muito considerando que é uma marca premium que cobre mais do que Audi, BMW ou Mercedes-Benz.
A marca de Zuffenhausen está a meses de lançar o Macan de terceira geração. No entanto, será um veículo totalmente diferente, pois será vendido estritamente como um VE em uma nova plataforma desenvolvida em conjunto com a Audi. Esta última venderá sua própria versão do modelo, o Q6 E-Tron.
O Macan não é o único Porsche que está sendo substituído por um veículo elétrico, pois o 718 também perderá seu motor a combustão. A dupla Boxster e Cayman se tornará puramente elétrica por volta de 2025. Além disso, já foi anunciada a próxima geração do Cayenne, exclusivamente elétrico, juntamente com um SUV maior de três fileiras que eliminará a potência do motor a combustão.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan EV com tração traseira entra em pré-venda por R$ 560.000
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Confirmado: Porsche Macan elétrico conviverá com combustão no Brasil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Porsche Macan a gasolina ganhará sobrevida após atrasos do elétrico
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
SUVs premium em março: Macan e Cayenne registram recordes de vendas