Maior e mais importante lançamento da Fiat no mercado de picapes desde a estreia da Toro em 2016 e da nova geração da Strada em 2020, a aguardada Titano está cada vez mais perto de chegar às lojas. A marca revelou recentemente as primeiras imagens oficiais da caminhonete por completo e confirmou que o posicionamento comercial do modelo será global, alcançando não somente o Brasil como até países da África.
É o caso da Argélia, onde a Titano já começou a ser vendida e está sendo anunciada no site local da Fiat. Na página, é possível acessar diversas informações técnicas, dinâmicas e tecnológicas ainda não divulgadas pela marca no Brasil e conferir o visual das demais versões que compõem o portfólio (incluindo as configurações básicas de cabine simples e dupla até então desconhecidas).
Visualmente, as linhas gerais são emprestadas da gêmea Peugeot Landtrek, porém incrementadas elementos característicos da Fiat. É o caso da grade frontal com o logotipo próprio, grelha exclusiva e o emblema Fiat Flag. Na traseira, a tampa da caçamba tem o logotipo da Fiat cromado e a sigla “Titano” em destaque no centro. As rodas também tem desenho exclusivo e podem ser de 16, 17 ou 18 polegadas.
A gama de versões, tomando como base o mercado argelino, é formada pelas configurações Endurance CS, Endurance CD, Endurance+ e Volcano. Na prática, é o mesmo padrão de nomenclatura usado pelas picapes Strada e Toro no Brasil. As variantes básicas dispensam qualquer refinamento estético e saem de fábrica com para-choques sem pintura, rodas aro 16 em ferro e faróis halógenos. O modelo de cabine simples, em particular, tem degrau lateral para acesso à caçamba.
Na Endurance+, há para-choques na cor do veículo, rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis de neblina, elementos cromados na grade frontal e detalhes prateados. Por fim, a Volcano topo de linha adiciona rodas aro 18 com acabamento diamantado, rack de teto, estribo lateral, santo-antônio e luzes diurnas de LED junto à grade.
Fiat Titano de cabine simples
Entre os equipamentos, todas as versões da Titano oferecem de série freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração estabilidade, airbags frontais, regulador de limite de velocidade, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos, ar-condicionado, entre outros.
A Titano Volcano acrescenta airbags laterais, sensor de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial (assim como a Endurance+), volante revestido em couro, ar-condicionado automático e duas zonas, central multimídia com tela de 10 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, detalhes do interior em prata e black piano, faróis e lanternas em LED, entre outros.
Titano Endurance de cabine dupla
Sob o capô, a Titano para Argélia adota motor 1.9 turbodiesel com 150 cv e 35,7 kgfm de torque (exatamente o mesmo usado pela Landtrek no mercado global). O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 marchas. As versões Endurance têm tração apenas 4x2, enquanto a Endurance+ e a Volcano contam com tração 4x4. Dados de fábrica indicam 171 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos (4x2) ou 15,9 segundos (4x4).
Em termos dimensionais, são 5.331 mm de comprimento, 1.835-1.877 mm de altura, 1.925 mm de largura e 3.180 mm de distância entre-eixos (basicamente a mesma ficha da Peugeot Landtrek). A altura em relação ao solo é de 23,5 centímetros, enquanto o tanque de combustível acomoda até 80 litros. Na caçamba, é possível levar de 1.020 a 1.100 kg, dependendo da versão.
Por aqui, o lançamento da Titano acontecerá no início do ano que vem. A Fiat por enquanto divulgou imagens somente da versão Volcano para o mercado nacional, mas a expectativa é que as configurações básicas também sejam oferecidas. Na comparação com a Titano da Argélia, a do Brasil terá motorização exclusiva: o propulsor 2.2 turbodiesel emprestado da van Ducato. Os números específicos ainda são desconhecidos, mas são esperados algo em torno de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.
A meta da Fiat será rivalizar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia. Toda produção será concentrada na fábrica da Nordex, no Uruguai. O pacote de equipamentos para o Brasil poderá sofrer alterações em relação ao da Argélia.
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