A Toyota está introduzindo uma transmissão manual simulada em seus veículos elétricos. Aparentemente, é muito divertido, e a maneira da fabricante japonesa de adicionar deixar seus VEs mais "na mão" dos motoristas. E o curioso é que não se limitará a apenas seis ou sete marchas, como a maioria dos manuais atualmente.
Um pedido de patente recente da Toyota, publicado há poucos dias, releva que, tecnicamente, não há limite para o número de "marchas" que esse dispositivo pode ter. As imagens publicadas junto com o documento técnico mostram até 14 posições. Como isso realmente funciona? A empresa também explica isso.
A patente entra em muitos detalhes sobre os prós e contras desse sistema. Em poucas palavras, o motorista poderá selecionar exatamente quantas marchas deseja. "O número de estágios da engrenagem virtual pode ser de seis estágios ou mais, ou menos de seis estágios", diz o documento. "Um motorista pode selecionar o padrão desejado de acordo com sua preferência."
No entanto, toda a parte de "selecionar um padrão" é um pouco enganosa. Para ser claro, a fabricante não descreve algum tipo de sistema eletromecânico para criar efetivamente tantas posições físicas de marcha quanto o usuário desejar. Em vez disso, haveria um número fixo de posições reais, provavelmente seis, mas a Toyota usa quatro como exemplo. Uma marcha é selecionada como em um manual comum, mas a alavanca pode retornar à posição neutra depois de ser usada.
Então, à medida que o motorista passa pelas marchas, o padrão virtual muda para o próximo conjunto de "relações". Portanto, se houver um padrão de seis marchas e a sexta for selecionada, um mostrador mudará as relações disponíveis, convidando o motorista a subir para a sétima e todas as marchas seguintes, ou descer para a quinta e o conjunto de marchas existente.
Confuso? Bem, há um motivo pelo qual os fabricantes de automóveis nunca usaram mais de sete marchas em uma transmissão manual para um carro de passeio. Um câmbio manual de 14 marchas não é prático quando acoplado a um motor de combustão. No entanto, quando sua transmissão manual está apenas sendo simulada, a Toyota parece achar que não há mal algum em dar esta opção às pessoas.
É um passo acima do que algumas fabricantes estão criando para os carros elétricos, colocando transmissões manuais para ajudar a controlar melhor a entrega da energia do motor, ao invés de lidar com o torque instantâneo. Isso reduziria o consumo de energia das baterias e também o desgaste dos pneus.
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