Mais um dia, mais um novo veículo elétrico da China. Desta vez, temos um modelo bastante especial, pois ele promete chegar a 100 km/h em 1,9 segundo. Falaremos sobre outros números em um minuto, mas, primeiro, diga olá para o novo HiPhi A.
Para quem não sabe, a HiPhi é uma fabricante chinesa de veículos elétricos focada no desenvolvimento e na produção de modelos de luxo e de alto desempenho. O novo HiPhi A é baseado em outro carro da marca, o HiPhi Z (sem relação com o cupê da Nissan). A empresa apresentou um sedã elétrico robusto com 600 cv em março e, bem, as coisas intensificaram desde então. A fabricante promete que isto não é uma projeção, pois o carro real será exibido no próximo Salão de Guangzhou, que começa na sexta-feira (24). As primeiras entregas aos clientes estão programadas para o início de 2025.
Enquanto o Z tem uma motorização composta por dois propulsores elétricos, o A é movido por três motores elétricos. Você encontrará um no eixo dianteiro e dois no traseiro, um para cada roda. Esse é um sistema desenvolvido internamente, que tem uma potência máxima de 1.305 cv. A energia elétrica vem de um conjunto de baterias com capacidade ainda não revelada, que deve ser capaz de descarregar até 1.500 quilowatts em seu pico. A motorização é baseada em uma arquitetura elétrica de 800 volts - também um desenvolvimento interno da empresa - que promete manter sua potência máxima por mais de 30 minutos. Como resultado, a velocidade máxima do elétrico é de 299 km/h.
Um conjunto de suspensão a ar compartilhado com o HiPhi Z é de série, mas o modelo A o aprimora com esterçamento das rodas traseiras, amortecedores adaptativos e um novo sistema de vetorização de torque. A empresa também afirma que o esportivo elétrico tem uma distribuição de peso perfeita de 50:50. A HiPhi fez uma parceria com a Apollo Automobil, a empresa por trás dos supercarros elétricos Intensa Emozione e G2J, para dar vida a esse novo modelo.
A HiPhi promete revelar mais detalhes nos próximos meses. Estamos ansiosos para saber se o novo A será vendido em mercados fora da China, pois a empresa já tem showrooms na Alemanha e na Noruega. No entanto, não tenha esperanças de um lançamento no Brasil.
Fonte: HiPhi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda