O totalmente novo Citroën C3 europeu chegará em 2024 em uma versão elétrica com uma grande mudança de estilo e a promessa de preço bem acessível. Preparando o terreno para a apresentação oficial, a marca francesa divulgou um pequeno vídeo teaser em seu canal oficial no Instagram acompanhado por esta postagem: "Esqueça tudo o que você sabe sobre carros elétricos. Novo Citroën ë-C3: prepare-se em 17 de outubro".
Os leitores atentos se lembrarão da primeira foto teaser da Citroën, embora ela tenha sido tirada há alguns meses. Em julho, a empresa nos mostrou a frente do novo C3; uma imagem vermelha e preta, onde os faróis iluminados do novo carro elétrico francês se destacam, com o logotipo reestilizado no centro.
Agora o vídeo no Instagram parte de um detalhe do capô dianteiro para nos mostrar o farol traseiro, passando primeiro pelo espelho lateral e pela lateral. Uma sequência de imagens do carro real utiliza uma mão com esmalte vermelho, indicando a cor de lançamento do novo Citroën C3.
As imagens ainda nos dizem pouco sobre o novo C3, mas confirmam o abandono de todas as sugestões de estilo anteriores da Citroën em favor de formas que vimos estrear com o conceito Oli. Diferentão, chamou a atenção por seu parabrisa totalmente na vertical e linhas totalmente fora do comum.
Citroën Oli
Nossa aposta é que alguns elementos sejam aproveitados quase que da forma que são, caso dos novos faróis, lanternas traseiras e o novo emblema Citroën de forma bem proeminente. No restante, traços bem marcantes, mas nada exagerado como no conceito. Abaixo, mostramos uma projeção de como imaginamos o novo modelo.
A nova geração do C3 europeu será baseada na chamada "Plataforma Inteligente" usada na Índia e na América do Sul, que é uma versão especial das atuais plataformas CMP e e-CMP desenvolvidas especificamente para manter os custos baixos. A possibilidade chegada de uma versão a gasolina, no entanto, não está excluída.
Com a iminente apresentação do novo C3 na Europa, perguntamos para executivos da marca no Brasil se teria algum impacto no modelo nacional. Como esperado, a resposta foi a de que são produtos distintos, embora agora passarão a compartilhar a mesma base, mas com propostas também bem diferentes. Ou seja, o novo C3 mais ousado, tecnológico e elétrico deve ficar restrito aos principais mercados da Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade