Sedãs em setembro: vendas caem, mas HB20S cresce 68%
Enquanto isso, o BMW Série 3 ficou atrás apenas do Toyota Corolla entre os modelos médios
O mercado de sedãs no Brasil foi marcado por queda nas vendas dos modelos com maior participação na categoria. Alguns casos isolados mostraram forte crescimento, mas o clima no segmento é de retração na comparação com o mesmo período do mês passado. Os dados são da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Sedãs compactos
No segmento de sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus manteve a liderança, com 6.488 unidades vendidas em setembro, apesar de uma queda de 8,0% em relação ao mês anterior. O Fiat Cronos ficou em segundo lugar, com 4.602 unidades vendidas, apresentando uma redução de 9,6%.
Contrariando a média, o Hyundai HB20S teve um desempenho bom no mês passado, com um aumento de 68% nas vendas em comparação com agosto, atingindo 3.855 unidades vendidas em setembro. Entre os nove modelos deste segmento, o Renault Logan foi o único além do HB20S a ter crescimento nos emplacamentos, vivenciando uma alta de 172,7% no período.
SEDÃS COMPACTOS | ||||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | ACUMULADO 2023 |
1º | Chevrolet Onix Plus | 6488 | -8.0% | 55980 |
2º | Fiat Cronos | 4602 | -9.6% | 33923 |
3º | Hyundai HB20S | 3855 | 68.0% | 20459 |
4º | Volkswagen Virtus | 2601 | -16.3% | 18126 |
5º | Toyota Yaris Sedan | 2551 | -1.8% | 13710 |
6º | Honda City | 682 | -27.1% | 9273 |
7º | Nissan Versa | 662 | -32.2% | 6295 |
8º | Renault Logan | 240 | 172.7% | 3617 |
9º | Volkswagen Voyage | 1 | -66.7% | 2072 |
Sedãs médios
Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla liderou o mercado mais uma vez, apesar de uma queda de 16,9% nas vendas, com um total de 3.471 unidades vendidas em setembro. O BMW Série 3 ficou em segundo lugar, com 404 unidades vendidas, uma redução de 18,2% em relação a agosto. O Caoa Chery Arrizo 6 surpreendeu com um aumento de 32,0% nas vendas, registrando 231 unidades vendidas.
Dentro da categoria de sedãs médios, destacam-se alguns modelos que experimentaram variações significativas nas vendas em setembro. O Audi A3 Sedan registrou um aumento de 109,1%, com 69 unidades vendidas, enquanto o BYD Seal teve um aumento de 385,7%, totalizando 68 unidades vendidas. Por outro lado, o Honda Civic enfrentou uma queda acentuada de 68,2% nas vendas, com 21 unidades vendidas no mês passado apenas.
SEDÃS MÉDIOS | ||||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | ACUMULADO 2023 |
1º | Toyota Corolla | 3471 | -16.9% | 31309 |
2º | BMW Série 3 | 404 | -18.2% | 3906 |
3º | Nissan Sentra | 342 | -9.0% | 2946 |
4º | Caoa Chery Arrizo 6 | 231 | 32.0% | 796 |
5º | Volkswagen Jetta | 182 | -50.9% | 1359 |
6º | Chevrolet Cruze | 106 | 11.6% | 876 |
7º | Hyundai Ioniq | 81 | -21.4% | 201 |
8º | Mercedes-Benz Classe C | 74 | -36.8% | 590 |
9º | Audi A3 Sedan | 69 | 109.1% | 495 |
10º | BYD Seal | 68 | 385.7% | 91 |
11º | Audi A5 | 64 | 36.2% | 402 |
12º | Honda Civic | 21 | -68.2% | 411 |
13º | Mercedes-Benz CLA | 12 | -52.0% | 342 |
14º | JAC E-JS7 | 3 | 0.0% | 76 |
Sedãs grandes
No segmento de sedãs grandes, o Porsche Panamera manteve a liderança com 57 unidades vendidas, representando um aumento de 21,3% nas vendas. O elétrico Porsche Taycan teve uma queda de 61,5%, com apenas 15 unidades emplacadas no mês passado. Enquanto o isso o BMW Série 5 registrou somente 5 unidades vendidas em setembro, uma redução de 58,3%.
SEDÃS GRANDES | ||||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | ACUMULADO 2023 |
1º | Porsche Panamera | 57 | 21.3% | 31 |
2º | Porsche Taycan | 15 | -61.5% | 221 |
3º | Audi E-Tron GT | 10 | 150.0% | 36 |
4º | BMW Série 5 | 5 | -58.3% | 71 |
5º | Lexus ES | 5 | -50.0% | 62 |
6º | BYD Han | 1 | -75.0% | 66 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?