Várias concessionárias da BMW Motorrad nos EUA estão relatando que receberam um aviso de interrupção de venda emitido em 19 de setembro de 2023, referente a todos os modelos novos e usados da BMW em seus estoques - exceto a scooter elétrica CE-04. O aviso afirma especificamente que o problema não está relacionado à segurança e acrescenta que os veículos vendidos anteriormente não estão sujeitos à ordem de interrupção de venda.
Fóruns de internet também revelam evidências de possíveis compradores de BMW que dizem terem sido informados pelas concessionárias que não podem comprar uma moto da marca, seja ela nova ou usada, no momento. Pelo menos um desses relatos veio de uma pessoa que disse ter dado uma entrada para compra e ido à concessionária para retirá-la, mas foi informada de que não poderia fazê-lo no momento.
A Hermy's BMW Motorcycles em Port Clinton (EUA), fez uma postagem pública no Facebook sobre esse problema. Em sua declaração, a concessionária escreveu que "o mais importante é que fomos informados de que não se trata de um problema de segurança, o que indica que está de alguma forma relacionado às emissões".
Em seguida, a concessionária reafirma aos clientes que, embora os mantenha informados sobre os futuros desenvolvimentos relacionados a esse problema, como não se trata de um problema de segurança, eles podem continuar a desfrutar de suas motocicletas BMW com total tranquilidade.
Uma notificação por e-mail enviada aos clientes pela Gateway BMW do Missouri (EUA) também fala sobre o aviso de interrupção da venda e diz as mesmas coisas. Acrescenta que "as próximas etapas estão sendo determinadas" e que "um aviso com medidas será publicado assim que as informações forem disponibilizadas pela BMW Motorrad USA". No final, a empresa afirma novamente que o problema não está relacionado à segurança, buscando amenizar quaisquer preocupações que seus clientes possam ter sobre questões de segurança.
Captura de tela do e-mail da Gateway BMW do Missouri para os clientes, setembro de 2023
Tanto a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA quanto a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) atualmente não têm recalls disponíveis publicamente relacionados a esse assunto. A EPA também tem o poder de anular os certificados de conformidade de veículos e motores que violam suas exigências, mas são casos bastante raros. Até o momento, a EPA não tinha publicado nenhuma anulação dos certificados das motos da BMW por lá.
Desde que as informações iniciais dos revendedores chegaram, a BMW divulgou a seguinte declaração oficial:
"A BMW da América do Norte se dedica a fornecer aos nossos clientes veículos que atendam às suas expectativas. Para garantir que nossos veículos tenham os mais altos padrões do setor, a BMW realiza testes e avaliações contínuas. Após uma recente análise de qualidade, a BMW está buscando medidas para avaliar melhor o material usado em um componente do sistema de controle da emissão de vapores de combustível de sua motocicleta, que pode não ter sido produzido de acordo com as especificações do material".
As informações sobre as medidas que a BMW planeja tomar para solucionar esse problema ainda não foram divulgadas, mas esperamos que isso ocorra em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro