F1: Verstappen lidera 1-2 da Red Bull no primeiro treino livre para o GP da Espanha
Sessão marca o retorno oficial do Mundial ao traçado sem a chicane no último setor
A Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP da Espanha, sétima etapa da temporada 2023. E na primeira sessão de treinos livres, marcada pelos testes dos novos pneus Pirelli e das atualizações das equipes, a Red Bull não teve dificuldades em mostrar sua força, garatindo uma dobradinha, com Max Verstappen botando mais de sete décimos em Sergio Pérez.
Completaram o top 10: Esteban Ocon, Nyck de Vries, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, e George Russell, enquanto Lewis Hamilton foi o 12º.
Pela primeira vez após 15 anos, a Fórmula 1 correrá em um layout do circuito de Barcelona que não utiliza a chicane no último setor, retornando à longa curva final da pista, que não era utilizada desde 2006. Do grid atual, apenas Alonso já havia utilizado essa versão.
E a sexta-feira traz uma outra novidade para os pilotos: para as duas sessões do dia, o grid recebeu dois jogos de pneus C1 da nova construção da Pirelli. Esse modelo, que seria introduzido em 2024, foi adiantado para Silverstone, visando lidar com o aumento do downforce e das cargas nas curvas, maior do que o esperado entre 2022 e 2023.
Além disso, por se tratar do palco de testes da F1 por excelência, muitas equipes optaram por trazer atualizações neste fim de semana, como a Ferrari, que estreia um novo sidepod, além de Mercedes, Aston Martin e mais.
Por isso, os pilotos não perderam tempo nos boxes, e muitos deles já saíram com os pneus de teste assim que a regressiva foi iniciada.
Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min15s945, 0s475 à frente de Pérez, com ambos de pneus médios. Em terceiro estava Hulk, de macios, mas já a 1s491. E com a nova construção da Pirelli, Tsunoda e Ocon completavam o top 5, enquanto Hamilton era 9º, Sainz, 10º, Leclerc 12º e Alonso 16º.
Com o passar dos minutos, os melhores tempos convergiam em direção aos pneus macios e médios e, na metade da sessão, Verstappen liderava com 01min14s606, 0s768 à frente de Pérez, ambos com os compostos macios. Gasly era o terceiro a 1s757, à frente de Ocon e Alonso, os três de médios. Sainz era o sétimo, Leclerc o nono, enquanto Hamilton era 17º e Russell 19º.
Na entrada dos 15 minutos finais, Verstappen e Pérez mantinham o 1-2 da Red Bull, mantendo seus tempos. O mais próximo agora era Leclerc em terceiro, a 1s088, pouco à frente de Sainz, enquanto Norris era o quinto. Nos boxes, Alonso era o 16º, Hamilton 19º e Russell 20º.
No final, Max Verstappen não teve problemas para garantir a ponta da sessão com 01min14s606, botando mais de sete décimos de diferença para Sergio Pérez. Completaram o top 10: Esteban Ocon, Nyck de Vries, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, e George Russell, enquanto Lewis Hamilton foi o 12º.
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | MAX VERSTAPPEN | Red Bull | Red Bull | 32 | 1'14.606 | ||
2 | 11 | SERGIO PEREZ | Red Bull | Red Bull | 32 | 1'15.374 | 0.768 | |
3 | 31 | ESTEBAN OCON | Alpine | Renault | 28 | 1'15.418 | 0.812 | |
4 | 21 | NYCK DE VRIES | AlphaTauri | Red Bull | 27 | 1'15.504 | 0.898 | |
5 | 10 | PIERRE GASLY | Alpine | Renault | 27 | 1'15.545 | 0.939 | |
6 | 14 | FERNANDO ALONSO | Aston Martin | Mercedes | 24 | 1'15.547 | 0.941 | |
7 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | Haas | Ferrari | 22 | 1'15.689 | 1.083 | |
8 | 16 | CHARLES LECLERC | Ferrari | Ferrari | 28 | 1'15.694 | 1.088 | |
9 | 55 | CARLOS SAINZ JR. | Ferrari | Ferrari | 27 | 1'15.726 | 1.120 | |
10 | 63 | GEORGE RUSSELL | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'15.753 | 1.147 | |
11 | 4 | LANDO NORRIS | McLaren | Mercedes | 25 | 1'15.783 | 1.177 | |
12 | 44 | LEWIS HAMILTON | Mercedes | Mercedes | 29 | 1'15.845 | 1.239 | |
13 | 24 | GUAN YU ZHOU | Alfa Romeo | Ferrari | 24 | 1'15.906 | 1.300 | |
14 | 22 | YUKI TSUNODA | AlphaTauri | Red Bull | 27 | 1'15.915 | 1.309 | |
15 | 18 | LANCE STROLL | Aston Martin | Mercedes | 25 | 1'15.939 | 1.333 | |
16 | 77 | VALTTERI BOTTAS | Alfa Romeo | Ferrari | 24 | 1'15.978 | 1.372 | |
17 | 81 | OSCAR PIASTRI | McLaren | Mercedes | 26 | 1'16.353 | 1.747 | |
18 | 27 | NICO HULKENBERG | Haas | Ferrari | 28 | 1'16.461 | 1.855 | |
19 | 2 | LOGAN SARGEANT | Williams | Mercedes | 30 | 1'16.506 | 1.900 | |
20 | 23 | ALEXANDER ALBON | Williams | Mercedes | 28 | 1'16.630 | 2.024 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car