A Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP da Grã-Bretanha. E em meio à expectativa de forte chuva para o sábado, a primeira sessão de treinos livres viu uma pista bastante movimentada, com muitas equipes testando suas atualizações. No final, deu dobradinha da Red Bull, com Max Verstappen quase 0s5 à frente de Sergio Pérez.
Completaram o top 10: Alex Albon, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lando Norris, Lance Stroll e Oscar Piastri. Lewis Hamilton foi o 12º e George Russell o 14º.
Com diversas equipes trazendo atualizações para a etapa, como Mercedes, Ferrari, Alpine, McLaren e AlphaTauri, a grande maioria do grid não perdeu tempo nos boxes, indo para a pista assim que a regressiva de 60 minutos foi iniciada.
Para esta primeira parte da sessão, os pilotos apostaram nos pneus médios e duros para os testes de ajustes e novos elementos.
Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min29s863 de duros, colocando 0s951 em cima de Sainz de médios. Stroll, Hamiltn e Leclerc completavam o top 5 enquanto Russell era 8º e Pérez e Alonso ainda não tinham voltas cronometradas.
Na sequência, foi a vez da Ferrari mostrar força em uma pista que tradicionalmente vai bem. Na metade da sessão, era Sainz quem liderava com 01min29s357 de macios, botando 0s506 em Verstappen, com Pérez, Sargeant e Leclerc completando o top 5, enquanto Hamilton era 10º, Russell 16º e Alonso 19º.
Com os pneus macios ganhando espaço na pista, a situação foi mudando. A 15 minutos do fim, a Ferrari seguia na ponta, mas agora com Leclerc marcando 01min29s280, 0s039 à frente de Ocon, com Pérez, Sainz e De Vries completando o top 5, enquanto Verstappen era o sétimo, Russell P8, Hamilton P12 e Alonso P18, com o espanhol ainda sem fazer voltas com médios e macios.
No final, deu Max Verstappen na liderança. O holandês marcou 01min28s600 para garantir a liderança com folga. Em dobradinha da Red Bull, Sergio Pérez foi o segundo, mas a quase 0s5 do companheiro de equipe.
Completaram o top 10: Alex Albon, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lando Norris, Lance Stroll e Oscar Piastri. Lewis Hamilton foi o 12º e George Russell o 14º.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | MAX VERSTAPPEN | Red Bull | Red Bull | 26 | 1'28.600 | ||
2 | 11 | SERGIO PEREZ | Red Bull | Red Bull | 22 | 1'29.048 | 0.448 | |
3 | 23 | ALEXANDER ALBON | Williams | Mercedes | 22 | 1'29.089 | 0.489 | |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | Aston Martin | Mercedes | 21 | 1'29.268 | 0.668 | |
5 | 16 | CHARLES LECLERC | Ferrari | Ferrari | 25 | 1'29.280 | 0.680 | |
6 | 31 | ESTEBAN OCON | Alpine | Renault | 23 | 1'29.319 | 0.719 | |
7 | 55 | CARLOS SAINZ JR. | Ferrari | Ferrari | 25 | 1'29.357 | 0.757 | |
8 | 4 | LANDO NORRIS | McLaren | Mercedes | 25 | 1'29.441 | 0.841 | |
9 | 18 | LANCE STROLL | Aston Martin | Mercedes | 26 | 1'29.471 | 0.871 | |
10 | 81 | OSCAR PIASTRI | McLaren | Mercedes | 16 | 1'29.658 | 1.058 | |
11 | 21 | NYCK DE VRIES | AlphaTauri | Red Bull | 26 | 1'29.691 | 1.091 | |
12 | 44 | LEWIS HAMILTON | Mercedes | Mercedes | 23 | 1'29.768 | 1.168 | |
13 | 10 | PIERRE GASLY | Alpine | Renault | 24 | 1'29.828 | 1.228 | |
14 | 63 | GEORGE RUSSELL | Mercedes | Mercedes | 28 | 1'29.874 | 1.274 | |
15 | 77 | VALTTERI BOTTAS | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'30.090 | 1.490 | |
16 | 22 | YUKI TSUNODA | AlphaTauri | Red Bull | 28 | 1'30.092 | 1.492 | |
17 | 2 | LOGAN SARGEANT | Williams | Mercedes | 24 | 1'30.124 | 1.524 | |
18 | 24 | GUAN YU ZHOU | Alfa Romeo | Ferrari | 20 | 1'30.321 | 1.721 | |
19 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | Haas | Ferrari | 21 | 1'30.385 | 1.785 | |
20 | 27 | NICO HULKENBERG | Haas | Ferrari | 22 | 1'30.591 | 1.991 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber