A Fórmula 1 definiu o grid de largada para o GP da Grã-Bretanha neste sábado em Silverstone. E a pole ficou mais uma vez com Max Verstappen. O holandês terá Lando Norris ao lado dele, após uma disputa definida na tentativa do Q3.
Nos primeiros minutos do Q1, uma divisão nos pneus escolhidos chamou a atenção logo de cara. Alguns pilotos, mesmo sem a chuva, optaram por ir à pista com pneus intermediários enquanto os outros foram com os macios.
Com 14 minutos na regressiva, Lewis Hamilton estava na sua primeira volta rápida quando perdeu a traseira do carro, rodou, foi para brita, mas conseguiu retornar para o traçado.
Na primeira rodada de voltas rápidas, Max Verstappen conseguiu o melhor tempo com 1m30s719, seguido por Fernando Alonso, Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon. Restando pouco mais de três minutos para o fim, Kevin Magnussen ocasionou uma bandeira vermelha. A Haas do dinamarquês parou na pista pouco antes da entrada dos boxes.
Na saída do box para alinhar no pit lane e retornar à pista, Verstappen encostou a frente do carro no muro e precisou trocar a asa dianteira.
No reinício, os pilotos tiveram uma volta apenas para cravar seu lugar no Q2. Na bandeirada, Lando Norris fez o melhor tempo. Os eliminados foram Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Kevin Magnussen.
Valtteri Bottas ainda causou uma bandeira amarela por ter saído da pista com sua Alfa Romeo e ter ficado preso no cascalho.
A indecisão em relação a chuva continuou no Q2, o que fez os pilotos saírem todos juntos formando um grande engarrafamento. Depois da primeira leva de voltas, Fernando Alonso liderava com 1m29s052, com Albon em segundo, Leclerc em terceiro, Sainz em quarto e Norris fechando o top 5.
Por fim, Verstappen fez o melhor tempo e os eliminados foram Nico Hulkenberg, Lance Stroll, da Aston Martin, Esteban Ocon, Logan Sargeant e Valtteri Bottas - que não participou do Q2 por conta do problema no carro.
Com a pista definitivamente seca, os tempos foram diminuindo cada vez mais. Na primeira rodada de voltas rápidas, Verstappen liderou com 1m27s084 seguido por Hamilton e Oscar Piastri, da McLaren.
No fim, a disputa ficou acirrada entre Lando Norris e Max Verstappen, mas o holandês cravou mais uma pole com o tempo de 1m26s720.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | MAX VERSTAPPEN | Red Bull | Red Bull | 1'26.720 | 244.552 | ||
2 | 4 | LANDO NORRIS | McLaren | Mercedes | 1'26.961 | 0.241 | 243.874 | |
3 | 81 | OSCAR PIASTRI | McLaren | Mercedes | 1'27.092 | 0.372 | 243.508 | |
4 | 16 | CHARLES LECLERC | Ferrari | Ferrari | 1'27.136 | 0.416 | 243.385 | |
5 | 55 | CARLOS SAINZ JR. | Ferrari | Ferrari | 1'27.148 | 0.428 | 243.351 | |
6 | 63 | GEORGE RUSSELL | Mercedes | Mercedes | 1'27.155 | 0.435 | 243.331 | |
7 | 44 | LEWIS HAMILTON | Mercedes | Mercedes | 1'27.211 | 0.491 | 243.175 | |
8 | 23 | ALEXANDER ALBON | Williams | Mercedes | 1'27.530 | 0.810 | 242.289 | |
9 | 14 | FERNANDO ALONSO | Aston Martin | Mercedes | 1'27.659 | 0.939 | 241.932 | |
10 | 10 | PIERRE GASLY | Alpine | Renault | 1'27.689 | 0.969 | 241.850 | |
11 | 27 | NICO HULKENBERG | Haas | Ferrari | 1'28.896 | 2.176 | 238.566 | |
12 | 18 | LANCE STROLL | Aston Martin | Mercedes | 1'28.935 | 2.215 | 238.461 | |
13 | 31 | ESTEBAN OCON | Alpine | Renault | 1'28.956 | 2.236 | 238.405 | |
14 | 2 | LOGAN SARGEANT | Williams | Mercedes | 1'29.031 | 2.311 | 238.204 | |
15 | 11 | SERGIO PEREZ | Red Bull | Red Bull | 1'29.968 | 3.248 | 235.723 | |
16 | 22 | YUKI TSUNODA | AlphaTauri | Red Bull | 1'30.025 | 3.305 | 235.574 | |
17 | 24 | GUAN YU ZHOU | Alfa Romeo | Ferrari | 1'30.123 | 3.403 | 235.318 | |
18 | 21 | NYCK DE VRIES | AlphaTauri | Red Bull | 1'30.513 | 3.793 | 234.304 | |
19 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | Haas | Ferrari | 1'32.378 | 5.658 | 229.574 | |
20 | 77 | Valtteri Bottas |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber