Em meio à onda laranja, a Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP da Holanda, 13ª etapa da temporada 2023. E na primeira sessão de treinos livres em Zandvoort, botando um ponto final na pausa de verão da categoria, o dono da casa, Max Verstappen, garantiu a festa de seus fãs com a liderança.
Fernando Alonso, da Aston Martin, foi o segundo com Lewis Hamilton em terceiro. Completaram o top 10: Sergio Pérez, Alex Albon, Lando Norris, Logan Sargeant, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon.
O dia em Zandvoort começou nublado, mas com a possibilidade de chuva na sexta-feira apenas na casa dos 20%. Outro desafio para os pilotos era a areia na pista, vinda da praia através do vento.
A sessão começou movimentada, com mais da metade do grid marcando voltas ainda nos dez minutos iniciais. Para este TL1, uma novidade: Robert Shwartzman assumiu o cockpit de Carlos Sainz na Ferrari, cumprindo uma cota dos testes obrigatórios para pilotos novatos.
Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min13s191, 0s656 à frente de Hamilton, com Pérez em terceiro a 0s759, todos com pneus duros. Com os compostos médios, Sargeant e Bottas fechavam o top 5.
Quando a sessão chegava à metade, os pneus macios começavam a dar as caras, e isso mudava momentaneamente a classificação. Pérez era o novo líder com 01min12s323, à frente de Albon, Sargeant e Gasly com o composto vermelho, seguidos de Verstappen, Hamilton e Russell ainda com tempos de pneus duros.
A 18 minutos do fim, bandeira vermelha. Hulkenberg perdeu o controle na entrada da penúltima curva, uma das que possui inclinação. Dali, o alemão foi rodando pela caixa de brita até tocar na barreira de pneus, ficando atolado.
A sessão foi retomada com 11 minutos para o fim, e rapidamente a pista ficou cheia com os pilotos buscando seus melhores tempos no treino.
No final, Max Verstappen fez a festa de seus fãs ao garantir a ponta da sessão com 01min11s852. Fernando Alonso foi o segundo a 0s278, com Lewis Hamilton em terceiro. Completaram o top 10: Sergio Pérez, Alex Albon, Lando Norris, Logan Sargeant, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon.
Já a Ferrari apostou em um caminho diferente, com Leclerc fazendo toda a sessão com pneus médios para terminar em 16º.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | MAX VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 31 | 1'11.852 | 213.388 | ||
2 | FERNANDO ALONSOAston Martin Racing | 14 | 22 | +0.278 | 0.278 | 212.566 | |
3 | LEWIS HAMILTONMercedes | 44 | 24 | +0.373 | 0.095 | 212.286 | |
4 | SERGIO PEREZRed Bull Racing | 11 | 27 | +0.471 | 0.098 | 211.998 | |
5 | ALEXANDER ALBONWilliams | 23 | 25 | +0.595 | 0.124 | 211.636 | |
6 | LANDO NORRISMcLaren | 4 | 22 | +0.608 | 0.013 | 211.598 | |
7 | LOGAN SARGEANTWilliams | 2 | 30 | +0.765 | 0.157 | 211.140 | |
8 | OSCAR PIASTRIMcLaren | 81 | 21 | +0.806 | 0.041 | 211.021 | |
9 | YUKI TSUNODAAlphaTauri | 22 | 21 | +0.897 | 0.091 | 210.757 | |
10 | ESTEBAN OCONAlpine | 31 | 29 | +0.950 | 0.053 | 210.604 | |
11 | GEORGE RUSSELLMercedes | 63 | 23 | +0.961 | 0.011 | 210.572 | |
12 | PIERRE GASLYAlpine | 10 | 30 | +1.043 | 0.082 | 210.335 | |
13 | DANIEL RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 26 | +1.138 | 0.095 | 210.061 | |
14 | KEVIN MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 30 | +1.470 | 0.332 | 209.110 | |
15 | VALTTERI BOTTASAlfa Romeo F1 Team KICK | 77 | 30 | +1.596 | 0.126 | 208.751 | |
16 | CHARLES LECLERCFerrari | 16 | 26 | +1.667 | 0.071 | 208.550 | |
17 | GUAN YU ZHOUAlfa Romeo F1 Team KICK | 24 | 20 | +1.974 | 0.307 | 207.682 | |
18 | NICO HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 13 | +2.171 | 0.197 | 207.130 | |
19 | ROBERT SHWARTZMANFerrari | 39 | 25 | +2.951 | 0.780 | 204.970 | |
20 | LANCE STROLLAston Martin Racing | 18 | 2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber