Desde junho que o vindouro Fiat Fastback Abarth não aparece em flagras aqui no Motor1.com Brasil. Parece que a montadora vem evoluindo o desenvolvimento do segundo modelo da Abarth no país durante os últimos meses. Um novo flagrante mostrou que a versão mais esportivo do SUV-cupê está circulando com os apêndices definitivos e menos camuflagens.
Um novo vídeo publicado pelo perfil Stellantis Clube mostrou duas unidades do Fastback camufladas circulando com menos disfarces. É possível inferir que se trata da versão Abarth pelos apêndices aerodinâmicos que serão exclusivos da nova configuração. O Fastback já possui a versão Limited Edition by Abarth, equipada com o motor 1.3 turbo de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
O propulsor foi a principal novidade do Pulse Abarth, já que o SUV de entrada da Fiat era equipado então apenas com o motor 1.0 turbo de três cilindros com até 130 cv e 20,4 kgfm. Com a chegada do Fastback Abarth, que deve ocorrer ainda em 2023, a Fiat focará em outros detalhes de desempenho para diferenciar a versão Abarth pura da Limited Edition que já tem o motor maior.
Nas imagens é possível ver que o Fiat Fastback Abarth deverá trazer um aerofólio traseiro bastante pronunciado em relação às demais configurações do carro. Mas não será a única novidade. O vídeo foca mais na traseira do SUV-cupê e é possível ver que o novo parachoque traseiro contará com novos recortes. Não só para deixar a saída de escape mais à mostra, como também deixando claro que a novidade terá duas saídas de escape.
Enquanto a Fiat não apresenta o Fastback Abarth, os rumores de que a divisão esportiva estaria aprontando um novo "veneno" para o motor 1.3 turboflex começão a crescer. A Quatro Rodas publicou no final de agosto que um opcional de performance estaria nos estágios finais de desenvolvimento para ser oferecido como um produto original da Mopar, a divisão de peças e serviços dentro da Stellantis. O pacote poderia ser oferecido tanto no Pulse quanto do Fastback Abarth, mas o SUV cupê poderia receber a novidade antes.
A previsão seria de aumentar a potência do motor 1.3 turbo dos atuais 185 cv com etanol para 220 cv, enquanto o torque passaria de 27,5 kgfm para 35 kgfm. Para isso, a Morar oferecia um kit de performance com novos coletores de admissão, filtro e caixa de ar e uma seção de escapamento entre a turbina e o catalisador menos restritiva. O ronco também seria incrementado.
Na parte eletrônica, a central de controle de motor terá um acerto mais agressivo priorizando entrega de desempenho em detrimento de consumo, por exemplo, enquanto o acelerador eletrônico também deverá receber um novo mapeamento para incrementar as respostas. No momento, o pacote estaria terminando de ser homologado, pois o intuito da Mopar seria entregar o kit sem perder a garantia original do carro.
Fonte: @lucaclima via Stellantis Clube, Quatro Rodas
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