Colin McRae, o lendário piloto do World Rally Championship, fez história por vencer o campeonato três vezes a bordo de um Subaru Impreza. Quando completou 40 anos, a fabricante resolveu criar uma edição limitada do WRX STI, que deu origem ao cobiçado Impreza 22B. McRae teve uma das unidades, que foi leiloada recentemente no Festival de Silverstone por 480.500 libras, o equivalente a R$ 3.005.291.
A Subaru entregou esse 22B em novembro de 1998. Ele foi um dos três protótipos do modelo de corrida limitada inspirado no rali. A montadora produziu 400 exemplares para o Japão, 16 para o Reino Unido, 5 para a Austrália e o trio de exemplares de pré-produção. Os exemplares para o Japão supostamente se esgotaram no primeiro dia.
O 22B comemorou a vitória da equipe WRC da Subaru em três campeonatos consecutivos de construtores da categoria - 1995, 1996 e 1997. Ele também marcou o 40º aniversário da montadora.
O nome 22B supostamente vem da marca de cigarros 555 que patrocinava a equipe Subaru WRC na época. Em código hexadecimal, 555 se traduz em 22B.
O carro apresentava o motor boxer EJ22 turbo de 2,2 litros e quatro cilindros. A fábrica o classificou com 280 cv para cumprir o acordo de desempenho das fabricantes japonesas na época, quando elas não anunciavam potências superiores a essa - muitos apontam que a potência real estava mais perto de 300 cv. A Subaru também modificou a relação de marchas, a embreagem, o eixo de transmissão, os freios e a suspensão para aproximar o carro o máximo possível do modelo usado no WRC.
A Subaru ofereceu um dos protótipos do 22B a Colin McRae, campeão de pilotos do WRC em 1995 e segundo colocado em 96 e 97. O carro não foi um presente; ele teve que comprá-lo. A fabricante permitiu que o co-piloto de McRae, Nicky Grist, e David Lapworth, da ProDrive, comprassem o segundo e o terceiro modelos de pré-produção.
Este modelo percorreu apenas 11.802 quilômetros. Ele veio com um escapamento de reposição instalado, mas a venda incluiu a tubulação e os pneus originais. O negócio incluiu todas as faturas de peças e manutenção.
Dois modelos são mais ou menos equivalentes ao 22B nos tempos modernos. Um deles foi o Subaru WRX STi S209 de 2019. Teve uma produção limitada e custava US$ 64.880 (R$ 320.902) cada. O 2.5 turbo EJ25 de quatro cilindros produzia turboalimentado de 2,5 litros e quatro cilindros produzia 345 cv.
O sucessor espiritual do 22B é o ProDrive P25 (na galeria acima), que custa 460 mil libras (R$ 2.877.073). Toda a produção já foi reservada. Sob o capô estará o motor boxer 2.5 turbo de quatro cilindros, que produz mais de 400 cv e funciona com uma transmissão sequencial de 6 marchas.
Fonte: Iconic Auctioneers
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Subaru WRX Project Midnight tem motor de 680 cv e que gira até 9.500 rpm
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Subaru WRX TR 2024 estreia com direção aprimorada e freios Brembo
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Subaru Impreza dos anos 1990 vira Prodrive P25 atualizado de R$ 2 milhões
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Já dirigimos Subaru WRX 2022: Perdendo a referência