Preço da nova BMW R 1300 GS, que chega em setembro, pode ter vazado
Site de serviços financeiros da marca nos EUA deixou escapar o novo valor
Sendo flagrada desde 2021, a nova geração da icônica BMW R 1250 GS deverá se chamar R 1300 GS, indicando um possível aumento de cilindrada. A marca já confirmou que sua principal aventureira será apresentada em setembro, junto às celebrações do centenário da Motorrad, a divisão de motocicletas da BMW.
Com o lançamento cada vez mais próximo, a chance de informações sobre a nova BMW R 1300 GS vazarem começa a aumentar. E dito e feito: a revista alemã Motorrad conseguiu capturar uma imagem do site de serviços financeiros da BMW para o mercado estadunidense que deixou escapar uma linha onde se lê "2024 BMW R 1300 GS $19,590". O engano, porém, foi rapidamente corrigido e a informação não consta mais na página.
Captura de tela de preços do BMW R 1300 GS 2024 pela revista Motorrad
É difícil dizer se o valor irá se confirmar, pois o preço se referia a somente uma versão. Caso seja um preço verdadeiro, saindo por US$ 19.590, a nova BMW R 1300 GS custaria nos EUA algo equivalente a cerca de R$ 97.732. Além disso, a empresa deixaria para um segundo momento a apresentação das versões Adventure.
O que sabemos da nova BMW R 1300 GS?
A grande aventureira da marca, que foi apresentada pela primeira vez em 1980, deixará de lado o visual robusto atual em favor de linhas mais orgânicas e modernas. Pelas fotos, também abandonará os característicos - mas polêmicos - faróis assimétricos. A previsão é de que a novidade desembarque também no Brasil já em 2024.
Nos flagras anteriores, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS terá um bloco único de farol com lâmpadas de LED instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos.
O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança