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Ford devolve fábrica em Camaçari para governo da Bahia

Complexo estava desativado desde 2021 e decisão abre caminho para compra pela BYD

Ford - Camaçari comemora 3 milhões de carros produzidos

Desde que a Ford anunciou o fim da produção no Brasil, sua fábrica em Camaçari (BA) acabou abandonada, sem um destino. Há tempos que surgem rumores de que alguém estaria negociando e, nos últimos anos, já não era mais segredo que a chinesa BYD queria o complexo para iniciar sua produção local. Hoje (11), a Ford enfim define o destino da fábrica, afirmando que está devolvendo o local para o governo do Estado da Bahia.

A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana.

Ford Ka - Produção em Camaçari

Isto quer dizer que a Ford está “vendendo” o complexo para o governo, recebendo uma indenização pela devolução do terreno e estrutura, que haviam sido cedidos à fabricante norte-americana através de um contrato de concessão. A empresa não comenta a respeito e a indenização citada deve ser uma forma de compensar todos os investimentos feitos na estrutura local. O contrato dizia que a Ford seria proprietária dos ativos somente enquanto continuar produzindo.

Não é nenhum segredo o quanto o governo da Bahia quer que a BYD assuma o complexo, para nulificar o impacto que o fim da produção da Ford causou na economia do estado. O próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse anteriormente que a BYD ficaria com a fábrica da Ford, mesmo que todos os detalhes ainda estivessem em aberto.

BYD Bahia fabrica

Esta situação também ajuda a Ford a não vender diretamente a fábrica para a BYD, o que levaria a um processo bem longo e complicado. A situação era um pouco mais complicada do que o complexo em São Bernardo do Campo (SP), que acabou vendido para a construtora São José e será transformado em um complexo logístico.


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