Nos últimos anos, diversas picapes chegaram ao nosso mercado em diversos segmentos. Mas as picapes médias ainda são as mais tradicionais e procuradas, principalmente pela boa relação entre trabalho e lazer que elas oferecem, ainda mais em um país tão forte no agronegócio. E aos poucos elas irão se renovar e modernizar para uma concorrência cada vez mais forte.
A Ford Ranger foi a primeira a se apresentar com uma nova geração, completamente renovada. Daqui em diante, serão diversas novidades, desde grandes mudanças, novas gerações e também novas concorrentes que invadirão esse catálogo, hoje composto por Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e a própria Ford Ranger. Aqui está o que sabemos sobre o segmento nos próximos anos.
Faz um tempo que a nova Chevrolet S10 roda camuflada no Brasil. Ela terá uma grande mudança visual, com direito a novo interior e inspiração na norte-americana Colorado, mas manterá bastante da atual. O motor 2.8 turbodiesel se manterá, mas deve trocar o câmbio automático de 6 marchas por uma nova caixa de 8 marchas, mais moderna e eficiente. Seu lançamento deve acontecer no primeiro semestre de 2024.
Antes uma picape da Peugeot, que já está sendo montada no Uruguai, a Fiat assumiu o projeto da picape média e agora é Titano. Seu grande trunfo deverá ser um preço competitivo diante das concorrentes tradicionais, apesar de ter o mesmo porte, e aproveitar a boa fama da Fiat em vendas diretas e uso profissional. E a Peugeot? Parece que ficou sem, ao menos no Brasil.
Até a GWM entrará no segmento de picapes média em 2024, mas com a produção local de um modelo da Poer e com o principal diferencial da motorização híbrida. A Poer receberá também visual exclusivo, mais tecnologias e preço competitivo dentro do segmento, sem de rebaixar por ser barata demais, mas mais completa pelo mesmo valor.
Grande novidade da semana, a nova Mitsubishi L200 Triton deve chegar ao Brasil apenas em 2025. Considerando tempo de homologação e todo o processo para a produção local, teremos mais dois anos antes de vê-la por aqui. Há também a dúvida sobre como fica a relação com a Renault Nissan e sua fábrica na Argentina e a planta de Catalão da HPE.
Ainda não há imagens sobre a nova Frontier, mas com a apresentação da L200, com quem dividirá muito, não demorará para ela ganhar o mundo. É esperada para o meio de 2024 no exterior, então sua produção na Argentina deve começar apenas em 2026. A aposta é que terá um sistema híbrido, já em desenvolvimento, como um de seus principais diferenciais.
A líder do segmento também terá mudanças, mas ainda demora um pouco. Com um sistema híbrido-leve, a Hilux será mostrada no exterior em 2025 e, considerando que a Toyota trabalha de forma rápida quando se fala na picape, também pode aparecer em 2026 com sua nova geração. Enquanto isso, terá mudanças pontuais em ano/modelo.
Apesar de uma nova geração no exterior, a VW Amarok produzida na Argentina e vendida no Brasil terá uma reestilização inspirada na picape vendida lá fora. Agregará mais tecnologias de condução, mas não espere novidades mecânica, já que ela já se orgulha do V6 turbodiesel mais potente do mercado.
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