A Renault se prepara para uma grande guinada de produtos no Brasil e o primeiro deles chegará este ano. Durante entrevista concedida no Complexo Ayrton Senna, Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil confirmou que a marca já trabalha em conjunto híbrido para o mercado brasileiro.
Tudo começará ainda este ano com a apresentação do modelo mais importante dos últimos tempos para a Renault: um SUV compacto com motor 1.0 turbo construído sobre a moderna plataforma CMF-B. Embora seja revelado este ano, a produção do novo SUV da Renault começará apenas em 2024.
"Será um veículo completamente novo, nova plataforma, novo motor e a estreia da nova identidade da Renault", afirmou Gondo. O novo modelo será o primeiro de uma família, que terá seu segundo integrante em 2025. Os novos produtos são frutos do ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões, sendo que R$ 1,1 bilhão já foram utilizados na atualização tecnológica da fábrica.
A CMF-B "é uma plataforma super moderna que possibilitará uma nova família de veículos, com a possibilidade de ter veículos eletrificados", completou o executivo. Apesar de ter citado uma nova família, Gondo não deu nenhuma pista sobre os novos modelos.
Em relação ao futuro, a Renault acredita que o futuro é elétrico, mas pondera que a transição será longa. "Até lá, terão várias tecnologias e o híbrido flex é um caminho. Estamos trabalhando nisso, vamos ter um carro híbrido flex", afirmou.
A Renault já registrou o novo SUV nacional
Em março de 2022 a Renault confirmou os investimentos para a produção de um novo motor 1.0 turbo no Brasil e também de um novo SUV. Como parte da estratégia "Renaulution", e seguindo a estratégia de elevar a rentabilidade com produtos mais sofisticados na região, o novo SUV da Renault elevará o padrão dos modelos da marca produzidos aqui no Brasil.
Em todas as conversas com executivos da marca, inclusive com o Presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, a expectativa com a chegada da nova família baseada na plataforma CMF-B é bem grande. Até mesmo o nome do primeiro modelo é segredo, embora algumas fontes tenham indicado anteriormente a possibilidade do resgate do nome Clio. A Renault tem uma série de nomes registrados que não foram usados, como Ascalia, Kardian, Kayou (que chegou a ser especulado como o nome para o Kwid antes de ser revelado) e Kenius.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca