Depois de devidamente apresentados os modelos C3 e C3 Aircross, a Citroën direciona esforços para acelerar o desenvolvimento do terceiro integrante do chamado projeto C-Cubed. O novo modelo, ainda misterioso, está sendo projetado na Índia e vem sendo chamado informalmente de C3X.
O apelido faz referência à nomenclatura usada pela Citroën para batizar seus crossovers de estilo cupê vendidos na Europa: C4 X e C5 X. O novato seguirá a mesma pegada de design e terá carroceria com elementos combinados de SUV e sedã. Os primeiros detalhes já podem ser vistos em imagens de flagra, como estas captadas recentemente no trânsito indiano.
Apesar do nível pesado da camuflagem, é possível notar que o modelo usará as mesmas portas dianteiras dos modelos C3 e C3 Aircross. A plataforma CMP será compartilhada e explica a adoção de diversos componentes em comum. O diferencial ficará por conta da traseira, que terá caimento exclusivo e inspiração em cupês.
As lanternas terão formato próprio e o desenho da tampa do porta-malas será único. O modelo terá justamente na traseira o principal ponto de diferenciação e personalidade em relação aos irmão de plataforma, já que laterais e dianteira terão diversos elementos visuais assemelhados.
Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros compartilhado com o C3 Aircross. O entre-eixos de apenas 2,54 m do C3 hatchback não deverá ser adotado. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Nesse ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.
Citroën C4 X será inspiração
Sob o capô, serão adotados motores 1.6 aspirado flex e 1.0 turboflex na mesma pegada do C3 Aircross. O câmbio será sempre automático, com tração dianteira. O lançamento é aguardado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.
Fonte: Bunny Punia via Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade