A Citroën ainda nem começou as vendas do C3 Aircross no Brasil e já está testando o próximo lançamento nacional. Será um sedã comapcto com uma traseira lembrando o Fiat Fastback, que aparece pela primeira vez em testes na Índia, onde está sendo desenvolvido. Compartilhará a plataforma e diversas peças com o C3 e o C3 Aircross, para manter o preço baixo e ser uma opção bem acessível no segmento. A estreia por aqui está confirmada para 2024.
Este novo sedã da Citroën ainda não tem nome oficial e há quem aposte em C3X por deixá-lo próximo do C4X vendido em outros mercados – que inclusive deve servir de inspiração na parte visual por ter a mesma proposta de misturar um sedã com cupê. Além disso, seria um nome interessante por não fugir do batismo C3 já usado pelo hatch e o SUV.
A única foto do protótipo mostra o carro com destaque para a traseira. Os panos pretos nos impedem de ver qualquer detalhe de design e a Citroën ainda se deu ao trabalho de colocar uma estrutura para esconder o caimento do teto. O que podemos notar é que a estrutura das portas é idêntica ao do C3, assim como a linha do teto. Ou seja, deve mudar somente após a coluna C, com um declive bem acentuado na parte do vidro, antes de voltar a ficar mais reto para a tampa do porta-malas.
O Citroën C4 X pode emprestar algumas de suas linhas para o novo sedã, principalmente na parte traseira
Não aparenta ter ficado mais alto do que o hatchback e a proporção aponta para um sedã bem pequeno, mas não podemos levar isso em consideração. Afinal, o C3 Aircross parecia ser pouca coisa maior do que o C3 e o produto final mostrou que é bem maior. É provável que adote o entre-eixos de 2,67 metros do C3 Aircross, ao invés dos 2,54 m do hatch, o que garantiria mais espaço interno. Estima-se que terá um comprimento em torno de 4,4 metros.
No Brasil, o novo sedã da Citroën está confirmado para 2024, com produção em Porto Real (RJ). Deverá ser apresentado no 1º semestre, iniciando as vendas na segunda metade do ano, como foi o caso do C3 Aircross. Por ser um modelo maior, a marca francesa deve equipá-lo com o motor 1.6 aspirado de 120 cv nas versões mais baratas; e com o 1.0 turbo de 130 cv da Fiat nas configurações mais caras, mesma estratégia que é esperada para o SUV compacto.
Fonte: Motor Beam
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025