A linha Phoenix da Shineray é uma das mais populares da marca e do segmento de ciclomotores no Brasil. Agora a empresa anunciou que o catálogo do modelo ganhará mais duas opções. Uma delas é a Phoenix S, versão mais completa que teve a comercialização iniciada e a marca está cobrando um preço de a partir de R$ 7.390.
Com um projeto CUB, como a Honda Biz, a nova Shineray Phoenix S se diferencia do modelo original por uma visual exclusivo que inclui molas traseiras vermelhas, novos grafismos e farol exclusivo. A lista de itens de série da moto também é um pouco mais completa, com a novidade trazendo painel de instrumentos digital, porta-objetos sobre o túnel central, partida elétrica, cavalete central e iluminação completa com lâmpadas de LED.
Na parte mecânica, a nova Phoenix S ainda utiliza o velho carburador para alimentar o motor monocilíndrico que não teve a cilindrada declarada, mas não pode passar de 50 cm3 por lei, com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. O câmbio é mecânico, rotativo, com embreagem e 4 velocidades. A Shienray também não informou a potência e o torque, mas diz que a velocidade máxima é de até 75 km/h. Ou seja, em não-conformidade com a legislação de ciclomotores, que exige que a velocidade máxima não ultrapassa 50 km/h.
Entre o que foi divulgado pela Shineray para a nova Phoenix S estão algumas medidas. O ciclomotor tem 1.950 mm de comprimento, 1.300 mm de entre-eixos e o assento tem 760 mm de altura. O peso em ordem de marcha declarado é de 93 kg e a moto tem capacidade de carga de 150 kg. O tanque de combustível tem capacidade para acomodar até 3,5 litros.
Na parte ciclística, a Shineray declara que a Phoenix S tem chassi monobloco. A suspensão tem soluções bastante convencionais, com garfo telescópico na dianteira e traseira biamortecida. Os freios são a tambor nas duas rodas com acionamento combinado (CBS). Falando em rodas, são raiadas e de 17", calçadas por pneus 2.50-17 na frente e 2.75-17 atrás.
O segundo modelo da linha Phoenix que a Shineray lançará será a Phoenix EFI. A novidade também será um ciclomotor como a Phoenix S, mas terá grande avanço tecnológico ao empregar injeção eletrônica de combustível ao invés de carburador. A marca ainda não informou nenhuma informação técnica nem os preços dessa novidade, o que deverá ocorrer apenas em data mais próxima ao lançamento da Phoenix EFI.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz