Evento global já consagrado na Europa, o Electric Days foi um sucesso em sua primeira edição no Brasil, que aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, em São Paulo (SP). Organizado pela Motorsport Network, o evento recebeu a participação de empresas e especialistas que estão na vanguarda da transição para um futuro de zero emissões para discutir a fundo a mobilidade elétrica e o ESG nos dias de hoje.
No encontro, que ocorreu semana passada, o foco principal foi o papel do Brasil nesse cenário global que vem mudando rapidamente. O evento foi estruturado em 3 pilares: geração de novos negócios, congresso para apresentações e talks, e por fim, exposição dos mais recentes veículos eletrificados e equipamentos.
Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil
Marcelo Rezende, Diretor para sistemas de baterias da Borgwarner
José Palazzi, Diretor da Qualcomm
Caíque Ferreira, Head de Comunicação da Renault América Latina
Na plenária, por exemplo, os dois dias foram marcados por 30 palestrantes especializados, que somaram 20 horas de apresentações dos mais variados temas ligados à mobilidade elétrica e ao ESG.
Apresentando soluções, tecnologias e alternativas para a descarbonização do país, o palco do Electric Days Brasil 2023 teve a presença do Presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite; o Presidente da ABVE, Ricardo Bastos; o Vice-Presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb; a Presidente da Fundação Toyota e Diretora de ESG e Comunicação da Toyota América Latina e Caribe, Viviane Mansi; o CCO da GWM Brasil, Oswaldo Ramos; o Vice-Presidente da Fundação Renault e Head de Comunicação da Renault América Latina e Caíque Ferreira; o Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, Marcelo Rezende; o Diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da JLR, Gabriel Patini e o CEO da GreenV, Junior Miranda.
Viviane Mansi, Presidente da Fundação Toyota e Diretora de ESG e Comunicação da Toyota América Latina e Caribe
Fábio Trindade, CEO Motorsport Network Brasil
Gabriel Patini, Diretor de Inovação Latam da JLR
Também contou painéis com a presença de Ricardo Bacellar, Fundador da Bacellar Advisory Boards - Automotive & Mobility; do Head of Training Projects no BMW Group Brasil, Emilio Paganoni; do Diretor de Marketing da Nissan do Brasil, Mauricio Greco; o Diretor de Finanças Volvo Car América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil e Marcelo Godoy. O Diretor de Qualidade e Excelência Operacional da GM América do Sul, Marcos Paiva, fez uma apresentação sobre mitos da eletrificação.
Rogelio Golfarb, Vice-Presidente da Ford América do Sul
Temas como tecnologias e logística verde se complementaram com a apresentação de José Palazzi, Diretor Senior da Qualcomm na America Latina, e de um painel com Nestor Felpi, Consultor e Conselheiro de startups de logística sustentável; Wal Flor, CEO da Flow.Ers; Lilio Rocha, Innovation Evangelist LATAM na DHL Supply Chain e Julio Balbinot, Co-founder e Head de Marketing da Arrow Mobility.
Marcos Paiva, Diretor de Qualidade e Excelência Operacional da GM América do Sul
Instrumentos de apoio a projetos de eletrificação foi tema de painel com Bruno Platek, Gerente do Departamento de Inovação, Indústria 4.0 e Manufatura da Área Industrial do BNDES e Luciano Cunha de Sousa, Coordenador de Planejamento na Embrapii. Os Desafios de regulação da descarbonização da Economia Brasileira foi o tema de um debate com Maria Christina Motta Gueorguiev, Sócia da Veirano Advogados, Juliana Coelho Marcussi, Associada da Veirano Advogados e Eduardo Sodré, jornalista da Folha de S.Paulo.
Ricardo Bacellar, Paulo Miguel Jr. e Enilson Sales
Um painel especial sobre a importância das locadoras e seminovos na estratégia de eletrificação da frota brasileira teve a presença de Paulo Miguel Jr., Conselheiro Gestor da ABLA e Enilson Sales, Presidente da FENAUTO, com a mediação de Ricardo Bacellar.
O evento também teve a exposição de produtos, com destaque para 21 veículos eletrificados das marcas Ford, Mercedes-Benz, GWM, BMW, GM, Renault, Volvo, Nissan, Toyota, Honda e Jaguar, um automóvel movido a gás hidrogênio, o Toyota Mirai, e vários produtos, como a bateria para veículos comerciais elétricos montada em Piracicaba (SP) pela BorgWarner.
Borgwarner no Electric Days Brasil 2023
O Electric Days também foi palco da apresentação de veículos exclusivos no Brasil. A Honda mostrou a nova geração do Honda Accord, modelo que será lançado no mercado nacional apenas com a tecnologia híbrida e:HEV, que traz a combinação de um motor elétrico que traciona o veículo até 100 km/h e outro motor a combustão que atua como propulsor em velocidades mais altas e gerador de energia em mais baixas.
BMW iX M60 no Electric Days Brasil 2023
Novo Honda Accord no Electric Days Brasil 2023
Outra apresentação inédita no Brasil foi o BMW iX M60, simplesmente o veículo elétrico mais potente já produzido pela BMW. Segundo veículo totalmente elétrico desenvolvido pela linha M, entrega um total de 455 kW (618 cv) e 103,5 kgfm de torque máximo no modo Sport — ou 112 kgfm com o controle de largada ativado, o que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Numa grande sala especialmente preparada para isso, com muito espaço, conforto e dezenas de mesas, foi realizada a Arena São Paulo de Negócios, com apoio da Prefeitura de São Paulo e da SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações na cidade.
Nesse amplo espaço foram realizadas, durante os dois dias, 107 reuniões que poderão gerar novos negócios para a cidade na área da eletromobilidade. Empresas de todo o ecossistema de eletromobilidade - de fabricantes de veículos e componentes até investidores e empresas de infraestrutura, logística e serviços – se conectaram nessa área.
Toda a organização e gerenciamento da Arena São Paulos Negócios foi conduzida por Michael Sotelo Cerqueira, Diretor de Investimentos e Novos Negócios da SP Negócios, e Naira Bonifácio, Gerente de Novos Negócios.
No total, o Electric Days 2023 teve 17 patrocinadores: BMW, BorgWarner, Ford, GM, GreenV, GWM, Heineken, Honda, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz, Nissan, Qualcomm, Renault, Spott, Toyota, Volvo e Wallbox.
Como apoiadores marcaram presença: Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e Veirano Advogados. O BNDES fez uma participação especial no encontro, orientando os profissionais do setor.
Um dos diferenciais do Electric Days é ser um evento que não acaba. Em uma jornada de conteúdo, ao longo de 2023 serão publicadas nas plataformas Motor1.com e InsideEVs.com mais entrevistas, podcasts e informações atualizadas sobre os temas apresentados no evento presencial. Todo este fluxo é direcionado até a realização da próxima edição, confirmada para 2024.
Para obter mais informações sobre a próxima edição, entre em contato através dos e-mails edi.mariano@motor1.com ou organizacao@electricdays.com.br
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores