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Porsche Macan a gasolina ganhará sobrevida após atrasos do elétrico

Versão tradicional não sairá de linha em 2026, como imaginado, e seguirá em oferta por mais alguns anos

2022 Porsche Macan T

Apesar de já contar com aproximadamente 8 anos de mercado, a atual geração do Porsche Macan ganhará sobrevida e permanecerá em oferta por tempo além do previsto. O plano inicial da marca era descontinuar o crossover em 2026 e depois disso concentrar esforços na introdução da nova geração totalmente elétrica no mercado.

No entanto, o Macan EV atrasou por contra de problemas identificados no software e não será lançado mais neste ano, como programado. Com isso, o Macan tradicional a gasolina seguirá sozinho em oferta até 2024 e, depois disso, passará a conviver comercialmente com o equivalente elétrico até perto do fim da década.

Porsche Macan 2022 (Brasil)

De acordo com reportagem recente da Automotive News Europe, a ideia da Porsche é manter o antigo Macan ao lado do novo para avaliar a receptividade do público em relação ao conjunto EV. A marca tem sido especialmente cuidadosa na estratégia comercial do modelo por conta da importância do carro do ponto de vista comercial.

O Macan é o segundo veículo mais vendido da Porsche no mundo e só em 2022 emplacou 86.724 unidades. Portanto, a transição para a nova geração elétrica deverá ser bem pensada para evitar impactos nas vendas.

Macan elétrico dedicado

Na nova geração, o Macan será elétrico e totalmente dedicado. Tomará como base a plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi e já nascerá inteiramente pensado para eletrificação, ou seja, seguindo desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV. Ao todo, protótipos já rodaram mais de 3 milhões de km em testes.

Flagra: Porsche Macan EV em Nurburgring

Novo Macan EV em testes em Nürburgring

O modelo aproveitará soluções já presentes em outro elétrico da marca, o Taycan. Entre elas, destaque para a arquitetura de 800 volts que permitirá suporte para carregamento rápido de até 350 kW. Ao que tudo indica, será oferecido com tração traseira ou integral e estrutura para acomodar até dois motores elétricos. O lançamento, que aconteceria neste ano, foi adiado para 2024.

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