Vendas de SUVs compactos em maio: VW T-Cross lidera pela primeira vez no ano
Renault Duster cresce 70% na comparação com 2022 e C4 Cactus quase some
O segmento de SUVs e crossovers compactos fechou maio com retração após meses em alta. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, as 44.014 unidades emplacas no mês passado – quase 26,5% de todos os veículos registrados no país (166.361) -, representaram uma queda de 0,24% em relação ao mesmo período de 2022 (44.119). Já em relação a abril (36.695), que contou com menos dias úteis, houve um crescimento de quase 20%.
Com crescimento mais acentuado de vendas nos últimos dias de maio, o VW T-Cross (6.012) assumiu uma liderança que não ocupava desde junho passado com o seu desempenho mais forte no ano. A disputa pela 2ª posição, no entanto, foi mais acirrada e com vitória do Hyundai Creta sobre o Chevrolet Tracker por menos de 200 unidades (5.436 x 5.268). Os três primeiros, vale destacar, tiveram resultados piores do que há um ano.
Nº 1 em abril, quando interrompeu um hiato superior a quatro anos sem figurar no topo, o Honda HR-V (4.578) completou três meses seguidos acima das 4 mil unidades. Maio também marcou o melhor resultado mensal para o VW Nivus (4.340) em 2023. Muito próximos entre si, Jeep Renegade (4.279) e Nissan Kicks (4.212) avançaram mais de 30% nas últimas semanas e abriram boa margem em relação a um Fiat Pulse (3.490) em baixa no período.
Nenhum modelo, no entanto, avançou tanto no top 10 em relação a abril quanto o Renault Duster (2.231), que ainda não havia tido resultado similar no ano. Primeiro fora do pelotão de cima, o Caoa Chery Tiggo 5X (644) parece ter potencial para reagir em junho com o lançamento da versão Sport na casa dos R$ 120 mil. Com apenas 238 unidades, o Citroën C4 Cactus (238) teve seu pior momento comercial desde abril de 2020 (200), o que pode ser explicado pelo inicio de produção do novo C3 Aircross.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
MAI/23 |
ABR/23 |
MAI/22 |
% MAI 23 |
% ABR 23 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW T-CROSS |
24772 |
6012 |
4592 |
6405 |
13,66% |
12,51% |
30,92% |
-6,14% |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
24010 |
5436 |
4078 |
6564 |
12,35% |
11,11% |
33,30% |
-17,18% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
25354 |
5268 |
4660 |
6409 |
11,97% |
12,70% |
13,05% |
-17,80% |
4º |
HONDA HR-V |
15735 |
4578 |
4688 |
21 |
10,40% |
12,78% |
-2,35% |
21700,00% |
5º |
VW NIVUS |
17126 |
4340 |
3702 |
4087 |
9,86% |
10,09% |
17,23% |
6,19% |
6º |
JEEP RENEGADE |
18240 |
4279 |
3219 |
5488 |
9,72% |
8,77% |
32,93% |
-22,03% |
7º |
NISSAN KICKS |
18590 |
4212 |
3055 |
4892 |
9,57% |
8,33% |
37,87% |
-13,90% |
8º |
FIAT PULSE |
17045 |
3490 |
3504 |
4948 |
7,93% |
9,55% |
-0,40% |
-29,47% |
9º |
FIAT FASTBACK |
14117 |
2946 |
2466 |
0 |
6,69% |
6,72% |
19,46% |
- |
10º |
RENAULT DUSTER |
9286 |
2231 |
1377 |
1311 |
5,07% |
3,75% |
62,02% |
70,18% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2225 |
644 |
516 |
918 |
1,46% |
1,41% |
24,81% |
-29,85% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
1688 |
238 |
344 |
1590 |
0,54% |
0,94% |
-30,81% |
-85,03% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
716 |
147 |
138 |
1042 |
0,33% |
0,38% |
6,52% |
-85,89% |
14º |
KIA STONIC |
460 |
92 |
96 |
85 |
0,21% |
0,26% |
-4,17% |
8,24% |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
413 |
60 |
83 |
65 |
0,14% |
0,23% |
-27,71% |
-7,69% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
159 |
29 |
30 |
240 |
0,07% |
0,08% |
-3,33% |
-87,92% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
56 |
9 |
8 |
47 |
0,02% |
0,02% |
12,50% |
-80,85% |
18º |
PEUGEOT E-2008 |
173 |
2 |
138 |
0 |
0,00% |
0,38% |
-98,55% |
- |
19º |
TROLLER T4 / TX4 |
8 |
1 |
1 |
7 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-85,71% |
|
|
190173 |
44014 |
36695 |
44119 |
100,00% |
100,00% |
19,95% |
-0,24% |
Fonte: Fenabrave
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