Ram Rampage 2024 tem produção iniciada com presença de Lula
Picape é a primeira da marca desenhada, projetada e fabricada fora da América do Norte
Maior lançamento da história da marca Ram na Brasil, a picape Rampage 2024 acaba de ter produção em série iniciada no complexo industrial de Goiana (PE). Em cerimônia realizada ontem (6) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a linha de prensas foi acionada e o processo de transformação de chapas de aço em partes e componentes da nova picape teve início.
O chefão da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, também esteve presente e, ao lado de Lula, percorreu as instalações da fábrica em meio aos aplausos dos trabalhadores. O polo automotivo de Goiana já opera há 8 anos e acumula mais de R$ 18,5 bilhões em investimentos, além de 1,3 milhão de veículos produzidos.
Ram Rampage 2024 - Início da produção
Detalhes específicos sobre a Rampage 2024 não foram revelados, mas a Ram confirmou que o modelo será apresentado nos próximos dias e que chegará ao mercado ainda este mês. Na cerimônia, exemplar pintado em vermelho e configurado na versão esportiva Rebel foi apresentado ao público presente, porém sem muitas fotos.
Além do modelo Rebel, sabemos que a picape será oferecida nos acabamentos Big Horn, Laramie e R/T. O padrão de nomenclatura será o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
A Big Horn, por exemplo, será posicionada na base do catálogo e terá os preços mais acessíveis. Por sua vez, a Laramie terá atuação intermediária e se assemelhará às versões homônimas das irmãs 2500 e 3500. Já a R/T, que remonta ao tempos da antiga Dodge Dakota nacional, terá proposta esportiva e promete entregar os melhores números de performance. Por fim, a Rebel terá foco no off-road e receita visual inspirada na versão idêntica da 1500.
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não é certo se o bloco será transformado em flex. No entanto, no modelo da Jeep e com gasolina, já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Inédita no mundo, a Rampage 2024 é o quinto modelo fabricado no polo automotivo de Goiana (depois dos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro) e foi o primeiro veículo da Ram a ser concebido e desenvolvido no Brasil. É ainda a primeira picape da marca produzido fora da América do Norte. Ao todo, o projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada