Ram Rampage 2024 tem produção iniciada com presença de Lula
Picape é a primeira da marca desenhada, projetada e fabricada fora da América do Norte
Maior lançamento da história da marca Ram na Brasil, a picape Rampage 2024 acaba de ter produção em série iniciada no complexo industrial de Goiana (PE). Em cerimônia realizada ontem (6) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a linha de prensas foi acionada e o processo de transformação de chapas de aço em partes e componentes da nova picape teve início.
O chefão da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, também esteve presente e, ao lado de Lula, percorreu as instalações da fábrica em meio aos aplausos dos trabalhadores. O polo automotivo de Goiana já opera há 8 anos e acumula mais de R$ 18,5 bilhões em investimentos, além de 1,3 milhão de veículos produzidos.
Ram Rampage 2024 - Início da produção
Detalhes específicos sobre a Rampage 2024 não foram revelados, mas a Ram confirmou que o modelo será apresentado nos próximos dias e que chegará ao mercado ainda este mês. Na cerimônia, exemplar pintado em vermelho e configurado na versão esportiva Rebel foi apresentado ao público presente, porém sem muitas fotos.
Além do modelo Rebel, sabemos que a picape será oferecida nos acabamentos Big Horn, Laramie e R/T. O padrão de nomenclatura será o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
A Big Horn, por exemplo, será posicionada na base do catálogo e terá os preços mais acessíveis. Por sua vez, a Laramie terá atuação intermediária e se assemelhará às versões homônimas das irmãs 2500 e 3500. Já a R/T, que remonta ao tempos da antiga Dodge Dakota nacional, terá proposta esportiva e promete entregar os melhores números de performance. Por fim, a Rebel terá foco no off-road e receita visual inspirada na versão idêntica da 1500.
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não é certo se o bloco será transformado em flex. No entanto, no modelo da Jeep e com gasolina, já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Inédita no mundo, a Rampage 2024 é o quinto modelo fabricado no polo automotivo de Goiana (depois dos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro) e foi o primeiro veículo da Ram a ser concebido e desenvolvido no Brasil. É ainda a primeira picape da marca produzido fora da América do Norte. Ao todo, o projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CEO da Ram quer uma picape média, mas Rampage pode não ser a resposta
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Opcional da Ram Rampage nacional vira versão na Argentina
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Ram mostra as novas 2500 e 3500 por completo