Lançamento de peso no calendário de novidades da Stellantis para o Brasil, a inédita picape brasileira da Ram aos poucos vai se tornando conhecida. A própria marca tem divulgado detalhes sobre o modelo através de vídeos e teasers, enquanto flagras de protótipos e informações de bastidores complementam a lista do que sabemos sobre a caminhonete até agora.
A gama de versões, por exemplo, será composta por quatro diferentes opções. De acordo com João Brigato, do site Auto+, os compradores poderão escolher entre os acabamentos Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. O padrão de nomenclatura é o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
A Big Horn, por exemplo, será posicionada na base do catálogo e terá os preços mais acessíveis. Por sua vez, a Laramie terá atuação intermediária e se assemelhará às versões homônimas das irmãs 2500 e 3500. Já a R/T, que remonta ao tempos da antiga Dodge Dakota nacional, terá proposta esportiva e promete entregar os melhores números de performance. Por fim, a Rebel terá foco no off-road e receita visual inspirada na versão idêntica da 1500.
Por dentro, o painel já apareceu em ocasiões anteriores e novamente fica à mostra neste flagra mais recente. Haverá console central elevado com apoio de braço central e porta-copos integrados (arranjo parecido com o do Fiat Fastback). O painel como um todo promete ser um dos mais luxuosos entre as picapes produzidas no Brasil e contará com materiais de alta qualidade na composição do acabamento.
Além disso, já é certo que volante, painéis de porta e maçanetas internas serão emprestados dos primos da Jeep. Entre os equipamentos, haverá freio de estacionamento com acionamento eletrônico e botão giratório para seleção das marchas, além de estribos com função automática e capota rígida retrátil com acionamento eletrônico. Nas colunas A, haverá alça de mão como nas demais picapes da Ram.
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Apesar dos números ainda não divulgados, a Ram de antemão afirma que a picape será a mais rápida produzida no Brasil. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. A transmissão também será adotada pelas versões turbodiesel. A tração será 4x4 com acionamento eletrônico, da mesma forma que os demais modelos construídos sobre a base Small Wide 4x4.
O lançamento deverá acontecer nos próximos meses, com vendas programadas para a virada do semestre. Toda produção será concentrada na fábrica de Goiana (PE).
Fonte: Auto+
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil