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GWM usará novo motor híbrido em toda linha a partir de 2024 na China

Motorização eletrificada utiliza dois motores elétricos e um sistema de tração integral inteligente

Haval Xiaolong Max PHEV (B07)

A China tem investido cada vez mais em carros eletrificados em todos os níveis, com muitas fabricantes já prometendo não vender mais nenhum automóvel com um motor a combustão puro nos próximos anos. A GWM está entre elas, anunciando não só um novo sistema híbrido, como também que será de série em todos os seus veículos a partir do final de 2024 – com exceção dos elétricos, é claro.

O anúncio foi feito por Li Ruifeng, chefe de crescimento da GWM, em um encontro feito na China. Ruifeng descreveu a tecnologia chamada Hi4 que está em todos os carros da empresa, sendo uma nova geração do sistema híbrido paralelo. Ou seja, pode usar os motores elétricos separadamente do propulsor a combustão. O Hi4, que significa Hybrid Intelligent 4-wheel drive (híbrido inteligente de tração nas quatro rodas, em tradução livre), combina dois motores elétricos com um a gasolina.

De acordo com a GWM, o sistema foi desenvolvido para usar uma série de sensores, que detectam e determinam quais são as melhores condições para aproveitar a motorização, alternando entre os propulsores de acordo ou até usando os motores a combustão e elétrico ao mesmo tempo. O mesmo acontece caso precise de tração nas quatro rodas.

Um exemplo dado pela marca é quando o veículo está andando em baixa velocidade, usando somente os motores elétricos. Ao acelerar, todos os motores seriam usados para entregar o máximo de potência, passando a usar somente o propulsor a gasolina na velocidade de cruzeiro. Foi desenvolvido para utilizar um conjunto de baterias de íon-lítio, entregando uma autonomia elétrica de até 100 km.

Haval Xiaolong PHEV (A07)

Chen Shujiang, vice-chefe de sistemas híbridos da GWM, explica que a tecnologia Hi4 pode ser construída sem aumentar o custo total de produção do veículo, mesmo que tenha um motor elétrico a mais e que esteja posicionado no eixo traseiro. Assim, o valor final do carro não subirá em relação ao um híbrido com o sistema anterior.

É o primeiro passo para a missão da GWM de não vender mais nenhum carro com motor a combustão sem eletrificação a partir de 2030. A tecnologia fez sua estreia no Xialong Max, um SUV que começou a ser vendido na China este mês e que promete fazer, em média, 18,2 km/l, podendo a chegar a 56,2 km/l aproveitando a energia da bateria.

Haval Xiaolong Max PHEV (B07)

E no Brasil?

O conjunto será adotado nas versões de entrada dos carros da GWM na China, substituindo motores tradicionais movidos apenas a combustão. Convém lembrar que os sistemas híbridos adotados no Brasil no SUV Haval H6 (convencional e plug-in) são mais avançados e, portanto, seguirão em oferta sem alterações. No futuro, a nova tecnologia até poderá chegar por aqui, mas em versões mais baratas e menos potentes do H6 (sem substituir as atuais).


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