Presente de forma oficial no país desde 2009, a Mini do Brasil anunciou que atingiu o marco de 25 mil unidades vendidas ao longo de 14 anos. Para celebrar este momento especial, a empresa promete anunciar em breve uma serie especial e limitada desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Será a o Mini John Cooper Works - Zesty Yellow Edition.
O anúncio da chegada da marca ao país foi feito ainda em 2008. A marca chegaria ao Brasil em 2009, em tempo para a comemoração dos 50 anos da marca inglesa. As primeiras concessionárias, localizadas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), foram inauguradas em abril de 2009. Ambas as lojas ofereciam todos os serviços da área de vendas e pós-vendas bem como acessórios e coleção Mini Lifestyle.
Os primeiros modelos disponíveis no país foram o Mini Cooper, Mini Cooper S e Mini Cooper S Clubman, equipados com câmbio manual ou automático. Ainda em 2009, a família Mini ganhou mais uma opção, o Mini Cabrio, lançado em duas verões: o Mini Cooper Cabrio e o esportivo Mini Cooper S Cabrio.
Ainda em 2011, linha ganhou mais dois integrantes: o Mini Coupé, o primeiro carro de apenas dois assentos da marca. Foi o primeiro da empresa a adotar uma estrutura de carroceria de três partes com uma traseira marcadamente saliente. Mais tarde naquele ano a primeira geração do Mini Countryman, o primeiro Mini com quatro portas e a estreia da marca no segmento de SUVs, também desembarcou por aqui.
Já em dezembro de 2011, a Mini comemorou a marca de 5 mil unidades vendidas no Brasil. O ano de 2012 ficou marcado pela chegada do Mini Roadster. O sexto modelo da família Mini foi o primeiro conversível na história da marca com dois assentos.
Mini Roadster e Coupé
Em 2013, o destaque ficou para o lançamento de mais um modelo da família Mini, o Mini Paceman, SUV de duas portas que durou pouco tempo. Além deste novo modelo, o ano de 2013 também marcou a chegada da divisão de esportivos John Cooper Works, disponível nas versões Hatch, Cabrio, Coupé e Roadster.
O Salão do Automóvel de 2014 foi o responsável por apresentar no Brasil o Mini Hatch 5 Portas, modelo bastante aguardado e que cresceu em tamanho e entre-eixos para aumentar a praticidade. Esta versão começou a ser vendida em meados de 2015. Em outubro de 2015, o BMW Group Brasil iniciou produção das versões Mini Cooper S Countryman e Mini Cooper S Countryman ALL4 na fábrica de Araquari, em Santa Catarina.
Outro momento marcante para a marca Mini em solo brasileiro foi em 2018, quando apresentou no Salão do Automóvel daquele ano o seu primeiro veículo eletrifico e vendido em serie, o Mini Cooper S E Countryman ALL4, o SUV híbrido plug-in da empresa. Em 2020, a chegada do Mini John Cooper Works GP ao Brasil trouxe ao país 25 das 3.000 unidades disponibilizadas para o mundo.
Em outubro de 2021, foi apresentado o Mini Cooper S E, primeiro modelo 100% elétrico da marca. Em julho 2022, uma série especial do Mini Cooper S E, com pintura, acabamentos e interior exclusivos foi lançada no Brasil. A Resolute Edition foi limitada a 30 unidades e tinha como destaque o visual único, composto pela cor da carroceria no tom Verde Rebel, com teto e retrovisores na cor Branco Pepper.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo MINI John Cooper Works Countryman 2025 chega ao Brasil por R$ 379.990
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mini apresenta novos John Cooper Works com 231 cv no 2.0 turbo