Depois de estrear em mercados latinos como Uruguai, Chile, México e Paraguai, e ser comercializada também em países da África e da Ásia, a picape Peugeot Landtrek cumprirá importante papel agora na Europa. A caminhonete está desembarcando na Ucrânia e será usada por militares do país em operações na guerra contra a Rússia.
Lote composto por 44 unidades da Landtrek chegará em breve às mãos do ucranianos e terá como função transportar oito novas companhias de drones, que voarão em tarefas de reconhecimento e identificação de alvos inimigos no campo de batalha. As picapes são fruto de doação feita por cidadãos franceses através da Fundação United24, que arrecada fundos para equipar as forças armadas da Ucrânia.
Detalhes específicos sobre a Landtrek de guerra não foram revelados, mas aparentemente o modelo não recebeu preparação adicional para a tarefa. As unidades do lote são da versão mais simples da picape e dispensam elementos como rodas de liga-leve, apliques cromados, rack de teto ou faróis com projetores. Todas são de cabine dupla e pintadas na cores branco ou prata.
A motorização adotada também não foi revelada, mas, dependendo do mercado, a Landtrek pode ter motores 1.9 turbodiesel (150 cv de potência e 35,6 kgfm de torque) ou 2.4 turbo a gasolina (210 cv e 32,6 kgfm). O câmbio pode ser manual ou automático, com tração traseira ou 4x4. A capacidade de carga, dependendo da versão, é 1.150 kg e reboque de 3.000 kg.
Ao todo, a Landtrek de cabine dupla mede 5,33 metros de comprimento, 1,96m de largura, 1,82m de altura e 3,18m de entre-eixos. A picape nasceu de projeto tocado pela Peugeot em parceria com a chinesa Changan a partir do modelo Kaicheng F70. Ambos compartilham interior e diversos elementos visuais, mas se diferenciam pela dianteira com identidade própria e condizente com cada marca.
Peugeot Landtrek em testes pela Fiat
Para mercados da América do Sul, a picape é produzida na Uruguai na fábrica da Nordex (empresa especializada na montagem terceirizada de veículos). O lançamento no Brasil está confirmado para este ano e, por aqui, a caminhonete terá importante diferencial: será vendida como Fiat e não como Peugeot. A empresa faz mistério sobre a estreia, mas tudo indica que picape terá novo nome e motorização inédita para ser vendida por aqui. Aguardemos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fábrica da Fiat Titano no Uruguai poderá ter Stellantis como sócia
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Flagra: nova picape média da Fiat, Landtrek mostra seu interior pela 1ª vez
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Fiat confirma lançamento de nova picape média em 2023 para encarar Hilux e S10
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Peugeot Landtrek: picape anti-Hilux faz últimos testes antes da estreia