Estradas no interior de São Paulo terão redução de 9% no pedágio
Rodovias na região norte do estado ficarão um pouco mais baratas, só que motos começarão a pagar a tarifa
A partir do dia 1º de maio, as rodovias nas regiões de Araraquara, Barretos, Ribeirão Preto e São José do rio Preto, na regão norte do estado de São Paulo, receberão uma redução média de 9% nos valores do pedágio. A medida afetará 7 praças, em uma malha de 442 km que está sendo transferida para a concessionária EcoNoroeste. Com a redução, os valores dos pedágios irão variar entre R$ 8,50 e R$ 19,90 para carros de passeio. Em compensação, agora as motos serão cobradas, pagando metade do valor dos automóveis.
De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), este reajuste é um efeito do novo contrato de concessão para a EcoNoroeste, que assume a operação de toda a malha, antes sob responsabilidade da Triângulo do Sol. A cobrança do pedágio para motos também estava prevista nos contratos de concessão desde 2009.
Confira os novos valores para carros de passeio:
- Rodovia Washington Luis (SP 310)- Araraquara km 282+400: R$ 19,90 (tarifa era de R$ 20,70)
- Rodovia Washington Luis (SP 310) - Agulha km 346+400: R$ 12,00 (tarifa era de R$ 13,80)
- Rodovia Washington Luis (SP-310) - Catinguá km 398+500 : R$ 17,20 (tarifa era de R$ 19,50)
- Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) - Dobrada km 307+600: R$ 9,80 (tarifa era de R$ 10,70)
- Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) - Taiuva km 357+000: R$ 8,90 (tarifa era de R$ 9,80)
- Rodovia Carlos Tonanni (SP 333)- Jaboticabal km 110+500: R$ 15,30 (tarifa era de R$ 16,80)
- Rodovia Laurentino Macari (SP 333) - Itápolis km 179+700: R$ 8,50 (tarifa era de R$ 9,40)
A EcoNoroeste ainda promete duas boas novidades para os motoristas. A primeira é que os veículos que utilizarem sistemas de pagamento automáticos terão um desconto extra de 5%. Além disso, quem utilizar o pagamento automático terá um segundo benefício chamado “Desconto de Usuário Frequente”. A Artesp explica que o abamentimento pode chegar a até 95% para os usuários que passam muitas vezes pela mesma praça de pedágio.
A mudança na concessionária prevê um investimento de R$ 13,9 bilhões no total, com R$ 5 bilhões aplicados nos sete primeiros anos, para modernizar a malha com as seguintes obras:
- 123 km de duplicação de pistas;
- 95 km de faixas adicionais;
- 75 quilômetros de ciclovias;
- 26 quilômetros de implantação/adequação de marginais;
- 37 dispositivos;
- 42 passarelas serão implantadas/adequadas;
- 17 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 3 balanças fixas e 3 pontos de paradas de descanso serão implantadas/adequadas para caminhoneiros.
Toda a malha viária do chamado “Lote Noroeste” conta com 600 km. Por enquanto, a EcoNoroeste irá controlar somente 442 km neste primeiro momento. Os 158 km restantes ainda está sob concessão da Tebe. Porém, o governo estadual diz que este trecho restante também será transferido para EcoNoroeste posteriormente.
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