Com apenas 9 concessionárias instaladas no Brasil, a Lexus nunca foi uma marca de grande volume no Brasil. Enquanto em 2023 a divisão de luxo da Toyota espera comercializar cerca de 1.000 unidades, acaba de apresentar a nova geração de seu SUV grande, que deve ser responsável no máximo por 150 dessas unidades.
É o novo Lexus RX 500h 2023, que começa a ser vendido por aqui na versão única F-Sport, a mais completa por um preço anunciado de R$ 564.990. De acordo com a empresa, a ideia é que a renovação do carro "jogue para a torcida", ou seja, estão atrás de clientes que já estão na Lexus ou que estão subindo de degrau e saindo da Toyota. Em um nicho tão específico, o que um carro desses traz?
Em um carro de mais de meio milhão de reais, não se espera menos do que um pacote de equipamentos de série. Nisso, o Lexus RX 500h não decepciona. A versão F-Sport que será comercializada no Brasil já conta com acabamento de couro para bancos, volante e manopla de transmissão. O acabamento interno ainda inclui itens de alumínio e Alcantara. Carregador por indução para smartphones também está presente na versão.
O Lexus RX 500h ainda traz central multimídia com tela de 14” com Android Auto e Apple Apple Car Play sem fios, ar-condicionado digital de tripla zona, Head-Up Display, bancos dianteiros com resfriamento, teto solar elétrico, câmeras com visão de 360 graus, assistente de baliza automático e maçanetas com acionamento elétrico.
Tais maçanetas ainda incorporam um sistema segurança que detecta a passagem de outros veículos no momento de abertura. Caso haja um carro passando por exemplo, o sistema não deixará a porta ser aberta. Há um sistema mecânica redundante também. E isso nos leva à grande quantidade de equipamentos de segurança do RX 500h 2023.
A novidade da Lexus tem sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Ele ainda incorpora o Lexus Safety System 3.0, nome que a marca dá ao conjunto de sistemas de auxílios à condução incorporados no SUV.
Entre eles estão alerta de mudança de faixa involuntária com correção automática, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, farol-alto automático, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado em ré com frenagem automática, iluminação de curvas e assistente ativo de curvas. Claro, o carro já conta com os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Visualmente, a Lexus está aos poucos deixando para trás o visual mais radical de gerações passadas. O resultado no RX 500h 2023 é mais visto na dianteira, onde a grade continua grande, mas perdeu o formato de ampulheta. Na parte superior, recorreu a um pequeno bico, algo similar ao feito no novo Honda Civic também. Na traseira, o carro ganhou lanternas de LED interligadas. Isso significa que, mesmo grande, o novo RX está com um visual um pouco mais orgânico.
Nas medidas, o Lexus RX 500h 2023 ficou um pouco maior na comparação com a geração anterior. O comprimento permaneceu em 4.890 mm, mas o entre-eixos cresceu em 60 mm indo a 2.850 mm. Ganhou ainda 5 mm de altura (1.695 mm) e 25 mm de largura (1.920 mm). Outra medida que aumentou foi a das bitolas, distância entre as rodas de um mesmo eixo, chegando a 1.650 mm na frente (+15 mm) e 1.675 mm atrás (+45 mm).
A Lexus ainda bateu bastante na tecla do acabamento interno. E, de fato, o RX 500h trata bem os ocupantes com bancos grandes e confortáveis. Todos os comandos ficam em posição lógica e são facilmente acessados. Até mesmo a central multimídia fica levemente inclinada para o motorista, mas sem bloquear totalmente o passageiro de sua operação. O nível de atenção aos detalhes da marca chegou ao ponto de criarem ranhuras dentro das saídas do ar-condicionado para reduzir o nível de ruído.
Na geração anterior, o Lexus RX trazia um motor 3.0 V6 em conjunto a um sistema elétrico. A marca aplicou o "downsizing" no RX 500h, que agora está equipado com um motor a gasolina 2.4 turbo com injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Ele sozinho é capaz de entregar 275 cv de potência.
E aí entram os motores elétricos. Um está na dianteira acrescentando 87 cv extras junto ao de combustão interna. Na traseira, há um motor separado com mais 54 cv. O total combinado do conjunto é de 371 cv e 46 kgfm de torque. Enquanto o motor traseiro tem marcha única, tanto o elétrico quanto o de combustão passam por uma transmissão automática convencional de 6 velocidades antes de entregar a força às rodas daquele eixo. A caixa substitui o câmbio CVT da geração anterior dentro de uma filosofia da Lexus de tentar trazer mais emoção para os carros da marca. O motorista ainda tem 4 modos de condução: Eco, Normal, Sport e um customizável.
De acordo com a marca, o conjunto híbrido do RX 500h, prioriza a saída com os motores elétricos, com o de combustão entrando em velocidades mais altas junto ao elétrico traseiro para manutenção de velocidade, ou em arrancadas muito fortes. O sistema ainda conta com tração integral Direct4. Além de distribuir a força entre os eixos, também modula a entrega de torque entre eles de forma que o carro não empine nas arrancadas nem afunde a dianteira em frenagens fortes. O eixo traseiro ainda conta com esterçamento de 4 graus, ajudando tanto nas manobras em baixas velocidades, quanto na estabilidade para fazer curvas mais rápido.
Com isso, a Lexus declara que o RX 500h acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, o que é 2,2 segundos mais rápido que a geração anterior. A velocidade máxima declarada também passou de 200 km/h para 210 km/h. O 2.4 turbo híbrido, em comparação ao antigo 3.0 V6, ganhou no total 58 cv extras e mais 11,8 kgfm de torque. O resultado prático está nos números.
Outra sacada da Lexus, lembrando que ainda se trata de uma empresa dentro da Toyota, é o sistema de amortecedores adaptativos. Os mais comuns são pneumáticos ou com fluído eletromagnético para modular a dureza das peças. Mas são componentes que costumam ou ser menos confiáveis ou mais caros. Para o RX 500h, o sistema de suspensão modula, conforme o modo de condução selecionado, a rota e quais válvulas internas o fluído hidráulico convencional passa. Dessa mudança que vem a capacidade de alterar sua resposta.
O contato com o novo Lexus RX 500h foi bem curto, consistindo apenas em uma volta no Circuito Panamericano no interior paulista. Não foi o suficiente nem para dizer que foram primeiras impressões, mas já deu para ver ao que a nova geração do SUV grande da marca de luxo da Toyota veio.
Por dentro, impressiona não só o acabamento esmerado, mas como você "encaixa" bem no banco do motorista. É muito fácil achar uma posição confortável e tudo está na mão. Apesar de ser a primeira vez dirigindo, parecia até que eu já conhecia o carro. O único componente que deixa transparecer um pouco da herança da Toyota é a alavanca seletora de câmbio, que tem uma operação similar ao que era encontrado no Prius.
Em pista, algumas coisas chamaram a atenção. A primeira é o silêncio a bordo no modo normal. Com os motores elétricos atuando mais, é difícil diferenciar o RX 500h de um elétrico. A segunda é que, no modo Sport e usando tudo o que o sistema híbrido pode oferecer, o carro acelera forte e o ronco é encorpado artificialmente por meio das caixas de som, que amplificam algumas frequências de ressonância do motor e da admissão. É algo tão natural que eu precisei confirmar com a Lexus se havia barulho de motor saindo dos alto-falantes.
Foram poucas curvas feitas com o Lexus RX 500h em pista, todas monitoradas pelo olhar atento de instrutores da marca indicando a velocidade e como cada uma delas deveria ser contornada. Mesmo assim, pelo tamanho do SUV, a transferência de peso é bem comedida no modo Sport. Acelerando e freando, também fica perceptível a atuação do sistema tração integral atenuando a as movimentações para frente e para trás em acelerações em frenagens.
Nesse contato curto, o que transpareceu mais é que a Lexus está de olho no público que já tem, aparando as arestas de seus produtos para continuar agrando os clientes que já estão de alguma forma dentro da esfera de influência do grupo Toyota. Se você for uma das 150 pessoas que comprarão um RX 500h em 2023, pode ficar tranquilo que a Lexus continuará te tratando bem e, como sempre, melhorando sempre.
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