Repetindo o cenário registrado em fevereiro, as vendas de veículos novos encerraram o mês de março em alta. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas no mês passado 2,451 milhões de unidades, quase 10% a mais na comparação com o mesmo período de 2022.
O desempenho ruim de janeiro afetou o acumulado do 1º trimestre (6,076 milhões), representando aproximadamente 433 mil veículos a menos nas ruas. No ranking de montadoras, a BYD (181.891), em alta superior a 70% nos últimos doze meses, garantiu a posição de honra. Esta foi apenas a 5ª vez da marca local como líder (as demais foram em abril, outubro e novembro do ano passado, além de fevereiro deste ano).
Vice, a Volkswagen (162.039) perdeu 10% de seus compradores e já amarga uma desvantagem superior a 42 mil unidades em apenas três meses. Com quedas ainda maiores, Toyota (122.845) e Honda (81.433) vieram em seguida, esta última com a maior queda dentre as dez primeiras (-45%). A Tesla, com 76.663 unidades, completou o top 5.
POS. |
MARCA |
MAR.23 |
% PART. 2023 |
MAR.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD |
181.891 |
7,4% |
104.338 |
4,7% |
74,3% |
2º |
VOLKSWAGEN |
162.039 |
6,6% |
180.786 |
8,1% |
-10,4% |
3º |
TOYOTA |
122.845 |
5,0% |
166.941 |
7,5% |
-26,4% |
4º |
HONDA |
81.433 |
3,3% |
148.022 |
6,6% |
-45,0% |
5º |
TESLA |
76.663 |
3,1% |
65.814 |
2,9% |
16,5% |
6º |
GAC |
70.172 |
2,9% |
30.113 |
1,3% |
133,0% |
7º |
CHANGAN |
69.080 |
2,8% |
112.408 |
5,0% |
-38,5% |
8º |
GEELY |
64.648 |
2,6% |
78.444 |
3,5% |
-17,6% |
9º |
BMW |
58.320 |
2,4% |
35.723 |
1,6% |
63,3% |
10º |
AUDI |
52.792 |
2,2% |
31.706 |
1,4% |
66,5% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
52.409 |
2,1% |
50.160 |
2,2% |
4,5% |
12º |
WULING |
48.242 |
2,0% |
71.261 |
3,2% |
-32,3% |
13º |
NISSAN |
40.036 |
1,6% |
57.010 |
2,6% |
-29,8% |
14º |
BUICK |
38.257 |
1,6% |
57.117 |
2,6% |
-33,0% |
15º |
HAVAL |
32.492 |
1,3% |
54.534 |
2,4% |
-40,4% |
16º |
HONGQI* |
28.535 |
1,2% |
- |
- |
- |
17º |
CHERY |
27.751 |
1,1% |
63.652 |
2,8% |
-56,4% |
18º |
HYUNDAI* |
23.507 |
1,0% |
- |
- |
- |
19º |
LI* |
20.823 |
0,8% |
- |
- |
- |
20º |
DONGFENG |
18.150 |
0,7% |
48.123 |
2,2% |
-62,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.451.000 |
100,0% |
2.234.000 |
100,0% |
9,7% |
|
ACUMULADO |
6.076.000 |
100,0% |
6.509.000 |
100,0% |
-6,7% |
Já na disputa entre os modelos, o Tesla Model Y (54.937) encerrou cinco meses consecutivos de liderança do Song Plus (30.088), desta vez terceiro colocado. A BYD, no entanto, não teve do que reclamar. Além do Song Plus, a marca emplacou outros três modelos no top 5: o Qin Plus (40.215), o Yuan Plus (27.907) e o Doplhin (27.687), todos eles com recordes de vendas.
Número 1 na China acaba de chegar ao mercado brasileiro – foi apenas o 8º colocado. Destaque negativo, o e até 2021, o Nissan Sylphy (23.170) – nomenclatura local para a atual geração do Sentra quelétrico Wuling Hongguang EV (23.159) perdeu mais da metade dos compradores de 2022 e caiu da 2ª para a 9ª posição nas últimas semanas.
Melhor Volkswagen da lista, o Lavida (24.427) repetiu a 7ª posição de fevereiro - de acordo com o Best Selling Cars Blog, esta é a pior posição já ocupada por um modelo da marca alemã. Com a 10ª posição do Model 3 (21.726), a Tesla assegurou seus dois carros mais vendidos no top 10. Recém-lançado no Brasil, o Haval H6 emplacou 14.841 unidades, resultado 31% inferior ao do ano passado.
POS. |
MODELO |
MAR.23 |
% PART. 2023 |
MAR.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
TESLA MODEL Y |
54.937 |
2,2% |
39.790 |
1,8% |
38,1% |
2º |
BYD QIN PLUS |
40.215 |
1,6% |
22.942 |
1,0% |
75,3% |
3º |
BYD SONG PLUS |
30.088 |
1,2% |
26.729 |
1,2% |
12,6% |
4º |
BYD YUAN PLUS* |
27.907 |
1,1% |
10.025 |
0,4% |
178,4% |
5º |
BYD DOLPHIN |
27.687 |
1,1% |
10.501 |
0,5% |
163,7% |
6º |
GAC AION S* |
26.392 |
1,1% |
- |
- |
- |
7º |
VW LAVIDA |
24.427 |
1,0% |
26.040 |
1,2% |
-6,2% |
8º |
NISSAN SYLPHY |
23.170 |
0,9% |
28.557 |
1,3% |
-18,9% |
9º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
23.159 |
0,9% |
47.563 |
2,1% |
-51,3% |
10º |
TESLA MODEL 3 |
21.726 |
0,9% |
26.024 |
1,2% |
-16,5% |
11º |
HONDA ACCORD |
20.158 |
0,8% |
20.667 |
0,9% |
-2,5% |
12º |
VW SAGITAR |
17.938 |
0,7% |
17.214 |
0,8% |
4,2% |
13º |
TOYOTA COROLLA |
16.925 |
0,7% |
25.522 |
1,1% |
-33,7% |
14º |
CHANGAN CS75 |
16.796 |
0,7% |
23.302 |
1,0% |
-27,9% |
15º |
AUDI A6 L* |
15.614 |
0,6% |
- |
- |
- |
16º |
CHANGAN EADO |
15.367 |
0,6% |
21.892 |
1,0% |
-29,8% |
17º |
HAVAL H6 |
14.841 |
0,6% |
21.633 |
1,0% |
-31,4% |
18º |
MERCEDES CLASSE C L |
14.145 |
0,6% |
15.586 |
0,7% |
-9,2% |
19º |
GEELY EMGRAND |
14.037 |
0,6% |
16.338 |
0,7% |
-14,1% |
20º |
BYD HAN |
13.834 |
0,6% |
12.359 |
0,6% |
11,9% |
21º |
MERCEDES CLASSE E L |
13.565 |
0,6% |
13.588 |
0,6% |
-0,2% |
22º |
VW MAGOTAN |
13.462 |
0,5% |
8.671 |
0,4% |
55,3% |
23º |
GAC AION Y |
13.267 |
0,5% |
9.501 |
0,4% |
39,6% |
24º |
VW BORA |
13.001 |
0,5% |
16.235 |
0,7% |
-19,9% |
25º |
VW PASSAT |
12.376 |
0,5% |
18.280 |
0,8% |
-32,3% |
26º |
VW TAYRON |
11.980 |
0,5% |
10.170 |
0,5% |
17,8% |
27º |
BYD TANG |
11.954 |
0,5% |
9.625 |
0,4% |
24,2% |
28º |
BUICK GL8* |
11.949 |
0,5% |
- |
- |
- |
29º |
BMW X1* |
11.852 |
0,5% |
- |
- |
- |
30º |
TOYOTA RAV4 |
11.725 |
0,5% |
10.596 |
0,5% |
10,7% |
31º |
TOYOTA CAMRY |
11.703 |
0,5% |
27.211 |
1,2% |
-57,0% |
32º |
HONDA CR-V |
11.624 |
0,5% |
25.356 |
1,1% |
-54,2% |
33º |
HONGQI HS5* |
11.586 |
0,5% |
- |
- |
- |
34º |
WULING HONGGUANG S* |
10.970 |
0,4% |
- |
- |
- |
35º |
BMW SÉRIE 3 L* |
10.777 |
0,4% |
- |
- |
- |
36º |
TOYOTA LEVIN |
10.711 |
0,4% |
20.032 |
0,9% |
-46,5% |
37º |
AUDI Q5 L* |
10.673 |
0,4% |
- |
- |
- |
38º |
GEELY PANDA MINI* |
10.550 |
0,4% |
- |
- |
- |
39º |
DENZA D9* |
10.398 |
0,4% |
- |
- |
- |
40º |
CHANGAN LUMIN* |
10.217 |
0,4% |
- |
- |
- |
41º |
GEELY BOYUE |
10.135 |
0,4% |
10.074 |
0,5% |
0,6% |
42º |
BYD SONG PRO* |
10.026 |
0,4% |
- |
- |
- |
43º |
BMW SÉRIE 5 L |
9.991 |
0,4% |
12.008 |
0,5% |
-16,8% |
44º |
TANK 300* |
9.867 |
0,4% |
- |
- |
- |
45º |
CHANGAN UNI-V* |
9.727 |
0,4% |
- |
- |
- |
46º |
HONGQI H5* |
9.443 |
0,4% |
- |
- |
- |
47º |
AUDI A4 L* |
9.394 |
0,4% |
- |
- |
- |
48º |
HYUNDAI ELANTRA* |
9.311 |
0,4% |
- |
- |
- |
49º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
9.271 |
0,4% |
- |
- |
- |
50º |
HAVAL BIG DOG* |
9.196 |
0,4% |
- |
- |
- |
Observação: Números de março/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla