Nova picape Ram rival da Hilux é anunciada como maior lançamento do ano
Inédito modelo de porte médio terá a mesma base da Fiat Toro e do Jeep Commander
O lançamento da inédita Ram nacional de porte médio está cada vez mais próximo. Além de estar perdendo camuflagens nos flagras mais recentes, a novidade já tem um site dedicado na página oficial da marca no Brasil, onde a empresa a está tratando "o maior lançamento do ano" do que, ironicamente, será a menor picape da linha.
Em um novo teaser, a inédita picape de porte médio da Ram aparece em vídeo divulgado nas redes sociais da marca. Além de mensagens sobre trabalho no campo, as imagens mostram um pouco do interior da nova picape, que pode se chamar 1200, Dakota ou Rampage. Fica visível um volante com acabamento de madeira e comandos por botões similares aos encontrados na Ram 1500 Classic.
As saídas de ar laterais também estão mais próximas dos modelos Ram do que as vistas na Fiat Toro e no Jeep Commander, com quem compartilhará a plataforma Small Wide 4x4. A Ram também será fabricada em Goiana (PE). Entre os poucos detalhes internos que apareceram, vê-se saídas de ar nas laterais similares às da linha 1500, enquanto o painel de instrumentos é claramente analógico.
Por fora, mostra-se um pouco da grade frontal também, que será totalmente cromada e indicando a chegada de uma versão Limited para a nova Ram média que rivalizará com a Toyota Hilux. Os detalhes da peça não são vistos em mais nenhum produto da marca no Brasil, confirmando se tratar do inédito modelo nacional.
Ainda se mostra um pouco da lateral, com proeminente emblema "RAM" escurecido. Isso também pode indicar o lançamento de uma versão Night Edition, estratégia que a marca usa desde a apresentação da 2500 oferecendo uma versão completa, mas com acabamentos mais escurecidos do que nas versões cromadas tradicionais. O pouco que se vê da traseira indica a possibilidade de a picape ter itens como monitor de ponto cego.
O que mais sabemos da Ram nacional?
Flagras anteriores mostram que a nova picape média da marca terá uma suspensão independente com molas helicoidais, algo compartilhado com a picape da Fiat, possivelmente mudando a calibração. Também contará com freios a disco nas quatro rodas, algo que nem todas as rivais da categoria
Porém, a Stellantis fez um bom trabalhando ao adaptar a Small Wide 4x4, pois o resultado lembra bem mais os produtos da Ram do que os produzidos pelas demais marcas do grupo com a mesma plataforma. Isso ainda inclui itens como o formato da grade frontal, o recorte do tampão traseiro e, em menor proporção, o formado dos paralamas alargados.
É especulado que o lançamento dessa nova picape da Ram aconteça ainda neste segundo trimestre. Quanto aos preços, sabendo que ela será posicionada abaixo da 1500 Classic, terá que custar menos que os R$ 349.990 cobrados pelo modelo maior. Tudo dependerá ser a Ram quer ter volume e se não se importará em canibralizar a futura Fiat Landtrek, outra picape média que estreará também este ano. Suas rivais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm preços na casa dos R$ 250 mil nas versões mais baratas de cabine dupla.
Para diferenciar-se no segmento das picapes médias, a fabricante apostará em um pacote tecnológico bem completo. Espera-se itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada