Hyundai não está interessada em combustíveis sintéticos... por enquanto
A fabricante prefere focar nos carros elétricos e na pesquisa do hidrogênio, mas não descarta usar os e-fuels em algum momento
A eletrificação dos veículos e o eventual fim dos combustíveis fósseis começou mundialmente. Muitas fabricantes, se não todas, prometeram uma linha completa de carros elétricos para a próxima década, enquanto algumas empresas como a Hyundai, estão desenvolvendo também produtos que usam hidrogênio.
Enquanto isso, outras marcas estão de olho nos combustíveis sintéticos, também chamados de e-fuels, como uma forma de manter os motores a combustão vivos no futuro. Também são emissões zero como o hidrogênio e os elétricos, embora ainda estejam bem longe de serem usados comercialmente, ainda em desenvolvimento e sem data para estrear.
Galeria: Hyundai N Vision 74
A Hyundai não é uma dessas marcas, ao menos não por enquanto. Motor1.com participou de um bate papo com executivos da Hyundai durante o Seoul Mobility Show e perguntamos se o desenvolvimento de combustíveis sintéticos estava nos planos da fabricante para o futuro.
De acordo com Woo suk Kim, chefe de planejamento de produto para a Ásia, a Hyundai está focada nos veículos elétricos e movidos a hidrogênio. A fabricante não está pensando em se aventurar em outros tipos de combustíveis neste momento.
Jin Cha, vice-presidente e chefe da estratégia global e planejamento da Hyundai, adicionou: "Com diversos funcionários trabalhando para nós, não temos certeza do que cada engenheiros está trabalhando em termos de pesquisa, é por isso que não podemos descartar a possibilidade da Hyundai desenvolver o uso de combustíveis sintéticos. No entanto, neste momento, não existe a comercialização de combustíveis sintéticos, mas quem sabe sobre o futuro?"
Em uma mudança de planos, a União Europeia concordou em abrir uma brecha no banimento dos veículos com motores a combustão a partir de 2035. As fabricantes poderão vender carros a combustão, desde que usem combustíveis sintéticos. A Comissão Europeia cedeu e criou uma categoria de veículos para modelos que usem somente e-fuels, que precisarão ter uma tecnologia para impedir que rodem com gasolina ou diesel.
Os combustíveis sintéticos são neutros em carbono durante a combustão, pois o CO2 retorna a atmosfera na mesma quantidade em que é retirado. Porém, ainda são produzidos em uma quantidade muito pequena e de forma experimental, motivo pelo qual algumas empresas como Toyota e Volkswagen não pensam em investir neste tipo de propulsão.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança