page ad skin

Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa

Quinta geração do Prius seria um dos carros mais econômicos do mercado europeu

Novo Toyota Prius PHEV 2023

Após a chegada do Corolla atual com um sistema híbrido, muitos questionavam se ainda existia espaço para o Toyota Prius na linha da marca. Não só o sedã ainda é relevante como a quinta geração promete ser mais eficiente do que nunca. Em pré-venda na Europa, o Prius recebeu a certificação oficial da União Europeia com o consumo oficial pelo ciclo WLTP. E é impressionante, pois é um dos carros mais eficientes do mercado atualmente.

De acordo com o site da Toyota na Alemanha, o novo Prius com sistema híbrido plug-in tem um consumo combinado de 0,5 l/100 km. Isto significa que faz nada menso que 200 km/l, enquanto as emissões de CO2 são de somente 11 g/km. O consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh/100 km.

Este rendimento é um recorde para o Prius e por pouco não vira um dos carros mais econômicos do mercado europeu. O resultado só é possível por causa do ciclo de homologação WLTP, que faz os testes de consumo e emissões dos carros híbridos plug-ins com 70 a 85% de carga na bateria – obviamente, sem carga, o consumo aumentará bastante. Este é um ponto bem controverso, com algumas associações apontando que o ciclo de testes não reflete a realidade.

O novo Prius PHEV é equiado com um motor 2.0 de quatro cilindros de 152 cv, combinado a um propulsor elétrico de 163 cv, entregando uma potência combinada de 223 cv (que nunca é a soma dos dois motores). O conjunto de baterias de 13,6 kWh entrega uma autonomia elétrica de 85 km, segundo o mesmo ciclo de homologação WLTP.

Para ter uma ideia do quão eficiente o Prius é, vamos comparar com outros dos carros mas eficientes vendidos na Europa atualmente, todos equipados com sistemas híbridos plug-in. O campeão ainda é o Mercedes-Benz GLC, tanto na versão SUV quanto SUV-cupê, que chega a fazer 250 km/l.

  Consumo combinado (WLTP) Emissões combinadas CO2 (WLTP)
Mercedes-Benz GLC 300 de 4Matic Plug-in hybrid 0,4 l/100 km 10-11 g/km
Mercedes-Benz GLC 300 de 4MATIC Plug-in hybrid Coupé 0,4-0,5 l/100 km 10-13 g/km
Mercedes-Benz C300 de Plug-in hybrid 0,4-0,5 l/100 km 11-12 g/km
Mercedes-Benz GLC 300 e 4Matic Plug-in hybrid 0,5 l/100 km 12 g/km 
Mercedes-Benz GLC 400 e 4Matic Plug-in hybrid 0,5 l/100 km 12 g/km
Toyota Prius Plug-in Hybrid 0,5-0,7 l/100 km 11-16 g/km
Mercedes-Benz C300 de Plug-in hybrid Station Wagon 0,5 l/100 km 12-13 g/km
Mercedes-Benz C300 e Plug-in hybrid 0,5-0,6 l/100 km 12-13 g/km
Mercedes-Benz C400 e Plug-in hybrid 0,6 l/100 km 13 g/km
Mercedes-Benz C300 e Plug-in hybrid Station Wagon 0,6 l/100 km 13 g/km
BMW Série 2 Active Tourer 225e xDrive 0,6-0,8 l/100 km 14-19 g/km
BMW X1 xDrive25e 0,7-1,0 l/100 km 15-22 g/km

VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários