O Ioniq 6 — sedã médio elétrico da Hyundai — ganhou em três das seis categorias da eleição World Car Awards (WCA), o Carro Mundial do Ano, cujos resultados foram anunciados nesta quarta-feira, 5 de abril, durante o Salão de Nova York.
Esta foi a segunda vez consecutiva em que um produto da marca sul-coreana conseguiu a façanha: no ano passado foi o Ioniq 5 quem levou três dos seis prêmios da votação, nas mesmas categorias: World Car of the Year (o prêmio principal), World Electric Vehicle (para carros elétricos) e World Car Design of the Year (para o melhor projeto de estilo).
A edição 2023 teve ainda uma grande surpresa: o atual modelo de Citroën C3 fabricado apenas na Índia e no Brasil (nome-código CC21) conquistou o troféu World Urban Car, na categoria de carros urbanos.
Realizado desde 2004, o prêmio tem como base o Canadá. Um júri de jornalistas automotivos se reúne pela internet e nos salões internacionais para eleger os melhores modelos do planeta. Desta vez, foram 100 votantes (incluindo este jornalista que vos escreve), de 32 países, julgando 78 carros elegíveis. Veja aqui os vencedores por categoria:
O troféu principal da votação é o de Carro Mundial do Ano 2023, conquistado pelo Hyundai Ioniq 6. Lançado na Coreia do Sul em julho do ano passado, o Ioniq 6 é o quarto Hyundai feito a partir da Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP), compartilhada com o Ioniq 5, o Kia EV6 e o Genesis GV60.
Com 4,85m de comprimento e nada menos que 2,95m de entre-eixos, é um sedã maior do que seu maior rival, o Tesla Model 3. Seu espaço interno é excelente e o rodar muito silencioso e macio. Há inúmeras assistências para condução semi-autônoma. O carro pode ser estacionado por controle remoto e seus softwares podem ser atualizados à distância.
Nos Estados Unidos, o Ioniq 6 custa a partir de US$ 42.700 (o equivalente a R$ 217 mil) - ou seja: é um pouco mais barato que o Model 3. As versões mais simples têm um motor traseiro de 151cv ou 228cv, enquanto a topo de linha vem com um motor em cada eixo e potência combinada de 325cv. Com tais características, esse Azera futurista suplantou os também finalistas Kia Niro e BMW X1/iX1.
O Hyundai Ioniq 6 ficou com o prêmio principal e mais dois troféus
Outro prêmio do WCA para o Ioniq 6 foi o de melhor carro elétrico de 2023. Pudera: o modelo tem consumo de apenas 12,6 kWh/100 km - equivalente ao de um pequenino Kwid E-Tech ou do Peugeot e-208. Com o maior pacote de baterias, a autonomia é de 614 km (sempre pelo padrão WLTP). Na votação, o Hyundai superou finalistas da pesada, como os enormes sedãs de luxo Lucid Air e BMW i7.
O terceiro troféu do WCA para o Ioniq 6 foi o de melhor design do ano. Nesta categoria, o processo de eleição é diferente. Os cinco finalistas foram selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo, entre eles o escocês Ian Callum (ex-Jaguar) e o francês Patrick le Quément (pai do Twingo), além dos japoneses Tsutomu "Tom" Matano (um dos criadores do Mazda MX-5 "Miata") e Shiro Nakamura (que dirigiu o projeto do atual Nissan GT-R). Só depois, os modelos foram votados pelos jornalistas.
Aqui, o Ioniq 6 se destacou por seu desenho limpo e muito original, que a Huyndai chama de "Streamliner eletrificado". Aos olhos de um leigo, parece uma mistura de carro-conceito futurista da década de 1980 com um Porsche 911 de quatro portas. A dianteira tem um quê de EV1, aquele elétrico renegado pela General Motors nos anos 1990.
Vidros e maçanetas são bem faceados com a superfície da carroceria, há um pequenos spoilers "rabo de pato" na traseira e o Cx é de apenas 0.21 Como opcional, há retrovisores externos por câmeras, à moda do Audi e-tron. Os dois outros finalistas na categoria foram o Lucid Air (olha ele novamente!) e a quinta geração do Range Rover (L460).
O Citroën C3 elétrico feito na Índia
Houve apenas três inscrições na categoria dos carros urbanos, a World Urban Car 2023. Daí que os três candidatos tornaram-se automaticamente finalistas. Desse trio, dois são bem conhecidos dos brasileiros: o VW Nivus (que também é montado na Espanha, sendo vendido na Europa com o nome de Taigo) e o Citroën C3. O terceiro da lista foi o ORA Funky Cat, simpático hatch chinês que está chegando ao mercado europeu.
O troféu foi para o Citroën C3 - não os da atual geração francesa, vendida na Europa desde 2016, mas sim o simplificado modelo que é produzido apenas na Índia e no Brasil desde o ano passado.
O Citroën C3 fabricado no Brasil
Com nome-código CC21, o modelo sequer foi projetado pela Citroën, mas pela prestadora de serviços indiana Tata Consulting. Seu acabamento é extremamente simplificado, mas o espaço interno é excelente para seus 3,98m de comprimento. Dizem até que o desenho do modelo indo-brasileiro influenciará o estilo do próximo C3 europeu.
As versões do C3 fabricadas em Porto Real, no Estado do Rio, ganharam motor 1.0 FireFly (de origem Fiat) e são exportadas para diversos países da América Latina. O pequeno Citroën, aliás, foi o único carro com motor a combustão a ser premiado no World Car Awards 2023 - mas saiba que, na Índia, o modelo já ganhou uma versão elétrica, batizada de ë-C3.
Lucid Air, o carro de luxo do ano
Na categoria para modelos de luxo quem levou a melhor na votação foi o belo sedã elétrico Lucid Air, projetado e fabricado nos EUA, com pretensões de superar o Tesla Model S e o Porsche Taycan em desempenho.
Há versões com dois ou três motores, todas obviamente com tração integral. A mais mansinha (Pure) tem 487 cv, enquanto a mais braba (chamada Sapphire) rende nada menos que 1.217 cv, podendo ultrapassar os 320 km/h.
O quadro de instrumentos é uma tela gigante em 5K que parece flutuar sobre o tablier. O carro tem condução semi-autônoma e sua bateria pode ser recarregada mais rapidamente que a do Taycan (em apenas 20 minutos já temos 482 km de autonomia). Uma das especificações do Lucid Air prevê um alcance de até 832 km (EPA) entre as recargas.
Blefe? Que nada... o Lucid Air foi projetado por Peter Rawlinson, o mesmo engenheiro-chefe do projeto Tesla Model S. Só que, desta vez, ele pôde trabalhar sem ter que ouvir os palpites do centralizador Elon Musk.
Kia EV6 GT, o melhor esportivo
E o carro superesportivo do ano não foi nem o Toyota GR Corolla, nem a nova geração do Nissan Z, mas sim o elétrico Kia EV6 GT.
Se o EV6 comum já impressiona por suas linhas futuristas, pelo amplo espaço a bordo e, principalmente, pela tecnologia embarcada, sua versão GT põe pimenta na receita com dois motores elétricos e potência combinada de 585 cv. O 0 a 100 km/h é feito em 3,5 segundos. Há até um modo drift para quem quiser se divertir andando de lado.
SangYup Lee é a Personalidade do Ano do WCA
Com tantos troféus sendo levados de Nova York para a Seul, a personalidade do ano só poderia ser SangYup Lee que, desde 2016, é vice-presidente de design da Hyundai Motor Company.
Antes de trabalhar para a gigante sul-coreana, SangYup Lee trabalhou na General Motors e no Grupo VW. Uma de suas criações é o Camaro de quinta geração (2010-2015). Se antes rendia homenagens ao passado, hoje o designer de 54 anos não tem medo de pensar em um ousado futuro.
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