Flagrada recentemente em testes já com carroceria de produção, a nova geração do Renault Duster acaba de ter detalhes do design antecipados em projeção. Publicadas pelo site russo Kolesa, as renderizações adiantam com fidelidade as linhas gerais e tomam como base os últimos flagras captados na Europa. A inspiração estética virá do conceito Bigster, o que reforçará o aspecto parrudo e robusto característico do Duster.
As imagens adiantam o modelo em versão Dacia, mas no Brasil o novo Duster 2024 chegará como o logotipo da Renault. A dianteira terá faróis com LEDs diurnos integrados em posição horizontal, capô elevado e para-choque com ampla entrada de ar. Nas laterais, as caixas-de-roda terão formato quadrado e, pela primeira vez, as maçanetas traseiras serão posicionadas nas colunas. Atrás, destaque para as lanternas em formato de Y como no Bigster.
Nesta nova geração, a promessa é de reformulação total e implementação das maiores mudanças técnicas e dinâmicas já vistas na história do Duster. Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações europeias de Logan e Sandero.
A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de nova geração já nascerá compatível com propulsão híbrida e até elétrica. Outra novidade será a oferta de freios a disco também na traseira - algo que a Dacia não adota desde o seu primeiro carro, o 1100, baseado no Renault 8 e que foi vendido no final da década de 1960.
Executivos da Dacia já adiantaram que o consumidor deve esperar da próxima linhagem do Duster mudanças em aspectos como condução e dirigibilidade, além de modernidade, porte e NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza). Na prática, será o mais refinado Duster já feito.
Dacia Bigster Concept
O lançamento na Europa está programado para acontecer ainda neste ano, provavelmente no último trimestre. No Brasil, porém, a troca de geração deve demorar para acontecer. O Duster atual chegou por aqui em 2020, cerca de três anos depois da Europa. Além disso, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) ainda está sendo adaptada para construir carros com a plataforma CMF-B.
Fonte: Kolesa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv