Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, executivos da divisão norte-americana da Toyota deram declarações importantes a respeito da política de preços praticada atualmente no mercado. Na visão dos chefões, a atual tendência de alta verificada no valor cobrado pelos carros novos não dará trégua e persistirá por todo o ano de 2023.
Mesmo com sinais de recuperação da cadeia de suprimentos (principal problema da indústria nos últimos anos), tudo indica que a demanda deverá superar a oferta novamente este ano. Estimativas revelam que o preço médio dos carros novos nos Estados Unidos ficará acima dos US$ 50.000 e continuará subindo.
Jack Hollis, chefe de vendas da Toyota Motor North America, forneceu atualizações sobre os negócios da montadora e adiantou que em 2023 Toyota e Lexus devem vender cerca de 100.000 a mais que os 2,1 milhões que comercializam nos EUA no ano passado.
No entanto, também é possível que possa haver uma ligeira queda na participação de mercado da Toyota. De acordo com Hollis, o ano provavelmente será dividido em duas metades, com o primeiro semestre ficando aquém do ano passado e o segundo à frente.
Hollis diz ainda que a Toyota conseguirá vender "todos os veículos que pudermos fazer" e que só não entregará mais unidades por conta dos problemas relacionados à escassez de peças. "Se a indústria não fosse limitada por problemas de fornecimento, o mercado de carros dos EUA venderia entre 16,7 e 17 milhões de exemplares este ano".
O relatório indica também que a demanda por veículos usados, apoiada pela migração de possíveis compradores de veículos novos temerosos com os preços altos, continuará a manter os valores residuais altos.
Bob Young, vice-presidente de desenvolvimento de fornecedores de compras, disse que as pressões inflacionárias que atingem a indústria foram em grande parte impulsionadas pelo rápido aumento dos custos das matérias-primas, mas que a Toyota está "começando a ver alguns recuos nos mercados".
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'