page ad skin

Toyota diz que preço dos carros novos vai continuar subindo em 2023

Apesar da recuperação da cadeia de suprimentos, valor médio cobrado continuará em alta

Toyota Corolla Cross - EUA

Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, executivos da divisão norte-americana da Toyota deram declarações importantes a respeito da política de preços praticada atualmente no mercado. Na visão dos chefões, a atual tendência de alta verificada no valor cobrado pelos carros novos não dará trégua e persistirá por todo o ano de 2023.

Mesmo com sinais de recuperação da cadeia de suprimentos (principal problema da indústria nos últimos anos), tudo indica que a demanda deverá superar a oferta novamente este ano. Estimativas revelam que o preço médio dos carros novos nos Estados Unidos ficará acima dos US$ 50.000 e continuará subindo.

Jack Hollis, chefe de vendas da Toyota Motor North America, forneceu atualizações sobre os negócios da montadora e adiantou que em 2023 Toyota e Lexus devem vender cerca de 100.000 a mais que os 2,1 milhões que comercializam nos EUA no ano passado. 

No entanto, também é possível que possa haver uma ligeira queda na participação de mercado da Toyota. De acordo com Hollis, o ano provavelmente será dividido em duas metades, com o primeiro semestre ficando aquém do ano passado e o segundo à frente.

Hollis diz ainda que a Toyota conseguirá vender "todos os veículos que pudermos fazer" e que só não entregará mais unidades por conta dos problemas relacionados à escassez de peças. "Se a indústria não fosse limitada por problemas de fornecimento, o mercado de carros dos EUA venderia entre 16,7 e 17 milhões de exemplares este ano".

O relatório indica também que a demanda por veículos usados, apoiada pela migração de possíveis compradores de veículos novos temerosos com os preços altos, continuará a manter os valores residuais altos.

Lexus NX 350h 2023

Bob Young, vice-presidente de desenvolvimento de fornecedores de compras, disse que as pressões inflacionárias que atingem a indústria foram em grande parte impulsionadas pelo rápido aumento dos custos das matérias-primas, mas que a Toyota está "começando a ver alguns recuos nos mercados".

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com