Prefeitura de São Paulo lança aplicativo para disputar com Uber e 99
Chamado de MobizapSP, aplicativo terá taxa de administração de 10,95% para motoristas
Os usuários de carros por aplicativo ganharão uma nova opção além da Uber e 99 na cidade de São Paulo (SP). Isso porque a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), anunciou um novo aplicativo de transporte individual de passageiros chamado de MobizapSP, que vai ser o app para concorrer diretamente com as empresas privadas já estabelecidas.
Como todo serviço que passa pelas mãos da gestão pública, o desenvolvimento do projeto do aplicativo de transporte foi realizado por meio de licitação pública. Assim, a empresa vencedora foi o Consócio 3C, que ganhou o contrato porque na licitação ofereceu o menor percentual sobre o valor das corridas.
Com isso, a taxa de administração ficou fixada em 10,95% (fixa), um percentual consideravelmente bem abaixo das taxas praticadas pela Uber e 99. Na prática, isso significa que o motorista deverá receber 89,05% do valor total da corrida. Além disso não haverá taxa dinâmica, ou seja, na teoria corridas feitas em dias de chuva ou quando uma região estiver com alta demanda não ficarão mais caras.
A ideia da Prefeitura de São Paulo é oferecer uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade. Porém, vale lembrar que o aplicativo MobizapSP será um aplicativo de uso quase que exclusivo na cidade de São Paulo, já que as viagens terão como ponto de partida somente em vias da capital paulista. O destino fica à escolha do usuário, podendo ser em outras cidades. O pagamento será possível por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e também crédito no aplicativo.
Em comunicado, a Prefeitura diz que o “MobizapSP é um aplicativo (app) de mobilidade urbana que visa melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros”.
O aplicativo está disponível desde o dia 8 de março somente para motoristas, isso porque a administração municipal está fazendo o cadastro de motoristas na plataforma. Depois disso, o aplicativo MobizapSP estará disponível para download para os usuários nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. À CNN, a prefeitura afirmou que será necessário um número mínimo de 10 mil a 12 mil motoristas para a operação ser iniciada.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: CNN Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro