O ano de 2026 marcará o início de uma colaboração entre a Ford e a Red Bull Powertrains, dando origem à Red Bull Ford. A partir deste ano, as empresas estarão trabalhando juntas no projeto de uma nova motorização que atende aos regulamentos técnicos estabelecidos para a temporada 2026 da Fórmula 1. Será um motor a combustão abastecido com combustível sintético e combinado a um propulsor elétrico de 350 kW.
A Ford emprestará seu know-how técnico em áreas como motores de combustão, células de bateria, tecnologia de motores elétricos, software de controle do motor e análises para auxiliar a Red Bull Powertrains no processo de desenvolvimento.
Mas a parceria da Red Bull Ford não termina aí. O CEO da Ford, Jim Farley, disse à MotorTrend em uma entrevista que o marca norte-americana também está trabalhando em um veículo elétrico desenvolvido junto com a equipe campeã do Mundial de Construtores da Fórmula 1 2022.
Quando perguntado pela MotorTrend sobre o interesse da Ford na Fórmula 1, Farley disse:
Eu estava em uma reunião recentemente sobre nosso carro elétrico que provavelmente é o mais importante estrategicamente, e me dirigi à minha equipe de engenharia que está desenvolvendo isto em segredo, e perguntei: 'Ei, quem está fazendo a aerodinâmica? E ele se virou para mim e disse: 'Oh, [a aerodinâmica] é da Red Bull. Fórmula 1'.
É claro, essa resposta foi aberta à interpretação. Um "veículo elétrico (VE) estrategicamente importante" poderia significar muitas coisas - como talvez um novo modelo, um novo conceito, ou mesmo um protótipo para demonstrar o desempenho de um carro elétrico.
Essa última idéia de um protótipo servindo como showcar já foi levantada pela Ford em um infográfico que veio com o press release da Red Bull Ford. Presume-se que seja uma Ford F-150 Lightning de alto desempenho, visto que está classificada em EVs e virá na forma de uma caminhonete.
Se veremos uma picape elétrica bem veloz ou um carro elétrico inédito com uma aerodinâmica inspirada na Fórmula 1, é algo que teremos que esperar para saber mais a respeito.
Fonte: MotorTrend
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv