Falta muito pouco para a nova Chevrolet Montana 2024 finalmente chegar às concessionárias de todo o Brasil, mas o Inmetro não quis esperar a fabricante divulgar todas as informações e acabou vazando alguns detalhes da picape. A tabela 2023 de etiquetagem veicular revela o consumo das quatro versões da caminhonete, e o destaque são as variantes com câmbio manual, que prometem chegar aos 13,6 km/litro.
A própria Chevrolet havia dito que a Montana 2024 terá quatro versões: LS, LT, LTZ e Premier, sendo que as duas primeiras utilizam câmbio manual de 6 marchas, enquanto as outras duas adotam uma transmissão automática de 6 posições. A parte inédita é o rendimento energético da picape com pedal de embreagem, pois até então a fabricante havia falado somente do consumo das versões automáticas (afinal, eram as que estavam em pré-venda).
Tanto a Montana LS quanto a LT farão 8,3 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada, quando abastecidas com etanol. Trocando o combustível por gasolina, os números sobem para 12 km/litro e 13,6 km/litro, respectivamente. No critério final do Inmetro, registrou 1,70 MJ/km. Assim, terão classificação A no segmento de picapes compactas e B no geral, recebendo o selo CONPET de eficiência energética.
Serão mais eficientes do que as versões automáticas, que fazem 7,7 km/litro no ciclo urbano e 9,3 km/litro no rodoviário utilizando etanol, subindo para 11,1 km/litro e 13,3 km/litro ao utilizar gasolina. Esta diferença é o suficiente para que as variantes LTZ e Premier registrem 1,81 MJ/km e recebam classificação B no segmento e C no geral, perdendo o selo CONPET.
O Inmetro posicionou a Montana entre as picapes compactas como Renault Oroch, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, enquanto a Fiat Toro fica na mesma categoria das médias. Por conta desta situação curiosa, a Montana acaba sendo uma das mais economicas em seu segmento dentro da etiquetagem veicular. Está bem acima da Oroch, que chega a 1,93 MJ/km nas versões com motor 1.6 – com o 1.3 turbo, o número dispara para 2,01 MJ/km, fazendo com que receba classificação E.
A Montana só não é a mais econômica porque a Fiat Strada é a campeã segundo o Inmetro. O modelo da Fiat recebeu classificação A em todas as versões, com um rendimento energético entre 1,61 MJ/km (para a Strada 1.3 com câmbio CVT) e 1,72 MJ/km (nas versões com o 1.4 Fire e transmissão manual de 5 marchas).
Ao menos será mais eficiente do que a Toro, com quem ainda disputará por conta do porte próximo. A picape da Fiat registra 2,13 MJ/km na versão Volcano com o motor 1.3 turbo (2,15 MJ/km nas variantes Freedom com o mesmo equipamento. As configurações com o 2.0 turbodiesel tem um rendimento bem menor, de 2,33 MJ/km para as Toro Ranch e Volcano e 2,44 MJ/km na Toro Ultra.
Ainda assim, pode esperar que a campanha da Chevrolet Montana 2024 destaque o bom nível de consumo de combustível, afirmando que é uma das mais econômicas da categoria. A nova geração da picape está preparando-se para chegar às lojas ainda este mês e teve uma pré-venda das versões LTZ e Premier.
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