Exclusivo: nova BMW R 1300 GS deve chegar ao Brasil em 2024
Aventureira é a moto mais vendida da marca por aqui e acompanhará mudanças da Europa
Anteontem, 26 de janeiro, o Motor1.com Brasil, publicou uma entrevista exclusiva com o CEO da BMW Motorrad do Brasil, Julian Mallea. Além de comemorar os recordes globais de vendas da marca no país e no mundo, o executivo também mostrou a importância da linha de montagem da marca em Manaus (AM), a única da BMW fora da Alemanha para motocicletas.
Considerando a proximidade da apresentação da R 1300 GS, que já flagramos em testes, a importância da atual 1250 GS para o mercado brasileiro - onde é a BMW mais vendida - e algumas informações sobre a capacidade da fábrica brasileira, ventilamos a ideia de a nova geração da moto poderia chegar ainda em 2023 aqui. A BMW entrou em contato para esclarecer tais informações. A partir daí, temos uma notícia ruim e uma boa. A boa é que ela está confirmada para o Brasil mesmo. A má é que teremos que esperar mais um pouco por ela.
Quando a BMW R 1300 GS chega ao Brasil?
Galeria: BMW R 1300 GS 2022 - Flagra
O esclarecimento que a BMW Motorrad do Brasil deu foi de quê a R 1300 GS não será lançada na Europa em tempo suficiente para que a nova geração da aventureira seja apresentada também ainda em 2023. No entanto, é mais seguro dizer que a estreia da moto acontecerá a partir de 2024, mas ainda sem data específica definida.
Uma das informações importantes que Julian Mallea revelou na conversa com o Motor1.com foi a de que a linha de montagem da empresa em Manaus precisa de algo entre 6 a 8 meses para se adaptar a um novo produto após sua apresentação lá fora. Sabendo disso, a nova BMW R 1300 GS deve chegar à Europa apenas em meados de 2023.
O que sabemos da BMW R 1300 GS?
No flagra de junho de 2021, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS deverá deixar lado o característico farol assimétrico que a acompanha há anos em favor de um bloco único - com o que aparentam ser lâmpadas de LED - instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos. O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança